-
A liderança situacional é aquela em que o estilo de liderança muda conforme as contingências, ou seja, o melhor estilo a ser empregado (de apoio ou direção) depende das circunstâncias do momento da organização. Como os demais membros da organização interpretam estas contingências, eles, naturalmente, aceitam o líder conforme as suas atitudes de apoio e/ou direção, melhor aplicáveis ao momento.
-
A Liderança Situacional/Contigêncial é aquela que antes de ser utilizada deve-se analisar o contexto/caso concreto que uma organização vivencia para, assim, definir o melhor estilo de liderança para a organização.
-
"As teorias situacionais são mais atrativas ao administrador, pois aumentam as opções e possibilidades de mudar a situação para adequá-las a um modelo de liderança ou então mudar o modelo de liderança para adequá-lo à situação."
Introdução a Teoria Geral da Administração, Idalberto Chiavenato.
-
LIDERANÇA SITUACiONAL - HERSEY E BLANCHARD
É um modelo que foca na capacidade do líder de se adaptar às situações que surgem, conduzindo bem os que estão sob sua liderança. O estilo de liderar vai depender mais da situação do que da personalidade do líder. Os estilos de liderança podem ser:
1 - DETERMINAR/ COMANDAR: o liderado apresenta baixa prontidão, já que falta ao liderado a motivação e o conhecimento necessário para realizar suas tarefas, o comportamento do líder é focado na tarefa, o que leva o líder a reduzir o apoio emocional e dar ordens, tornando-se autoritário.
2 - PERSUADIR/ NEGOCIAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, aqui ele é motivado, mas lhe falta o conhecimento necessário para a realização de suas tarefas. Aqui, o líder mostra como realizá-las. A ênfase recai nas tarefas e nas relações humanas, já que enquanto liderado aprende, há a preocupação de mantê-lo motivado.
3 - COMPARTILHAR/ PARTICIPAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, sendo que ele sabe como realizar as tarefas, mas a motivação lhe falta. Aqui, o foco do líder será no relacionamento, buscando reforçar o entusiasmo do liderado.
4 - DELEGAR: este estilo é para o liderado que já está "pronto". Pronto porque, além de motivado, sabe o que fazer e como fazer. Assim, não precisa de ajuda para cumprir suas tarefas, bastando ao líder apenas a delegação das atividades que serão desempenhadas.
TEORIA SITUACIONAL DE HERSEY e BLANCHARD: Se apoia no relacionamento entre a MATURIDADE dos empregados e o comportamento do líder em analogia ao relacionamento e à tarefa.
Fonte: comentários mão na roda do qc...
-
A questão em análise nos apresenta uma abordagem de liderança conforme
as características momentâneas ou situacionais.
Segundo Paul Hersey e Kenneth
Blanchard, a liderança é um processo de exercer influência sobre um indivíduo
ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada
situação.
Com isso, eles criaram um modelo chamado
Teoria da Liderança Situacional. Esse modelo possui uma ênfase nos liderados, a
qual varia conforme a maturidade dos subordinados. Assim, conforme essa
maturidade varia, a atitude do líder também varia e se divide, basicamente, em
quatro estilos de liderança: dirigir ou determinar; persuadir ou vender;
participar ou partilhar; e delegar.
Em
face do exposto, podemos afirmar que o estilo de liderança varia conforme a
maturidade do subordinado ou conforme os fatores que contingenciam o contexto
de atuação do líder. Ademais, a valorização da atuação do líder está
relacionada à reciprocidade de interesses. Portanto, podemos afirmar que a
questão em análise está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Direção – Quando os empregados são incapazes e indispostos a trabalhar, o estilo ideal seria focado nas tarefas. Nessa situação, o chefe manda, determina o que deve ser feito, quando deve ser feito e como deve ser feito. É o que se chama de comportamento de alta tarefa e baixo relacionamento;
Persuasão – Nessa situação, o empregado já tem um nível de prontidão moderado, tem um pouco de experiência e/ou segurança no que faz, permitindo que o líder se comporte de modo a focar não só na tarefa, mas no relacionamento com o empregado. É o que se chama de comportamento de alta tarefa e alto relacionamento;
Participação – Nessa situação, o empregado já tem mais habilidades no trabalho e o papel do líder seria ajudá-lo e guiá-lo em seu trabalho, mas de modo participativo. Seria um líder mais focado no relacionamento do que nas tarefas. É o que se chama de comportamento de baixa tarefa e alto relacionamento;
Delegação – Nessa situação, os empregados já têm um alto nível de habilidades, de segurança e iniciativa, possibilitando ao líder utilizar o estilo de delegação. Caberia ao líder dar uma meta e a autoridade correspondente ao empregado para que este possa fazer seu trabalho com maior autonomia. É o que se chama de comportamento de baixa tarefa e baixo relacionamento.
Assim, o líder, de acordo com Hersey e Blanchard, deveria tratar cada empregado de maneira distinta, conforme seu nível de experiência, de habilidade, de iniciativa e de responsabilidade no trabalho.
Fonte: Livro Rodrigo Rennó
-
o comportamento do líder é aceito e valorizado quando é visto como um meio de satisfação de necessidades pessoais? não entendi...
-
Na liderança contingencial o líder não tem um modelo de liderança, pelo contrário, são os seus seguidores que ditarão qual estilo de liderança seguir, conforme a situação criada. É um estilo de liderança centrada no líder, nos liderados e na situação. Conforme a maturidade de sua equipe, o líder irá cobrar resultados.
Questão Correta
-
Liderança não é um assunto que está na grade de assuntos da GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.
-
mano se tivesse errado...
-
geral comentando sobre a teoria situacional , mas , caros amigos , a questão pede sobre a "ABORDAGEM SITUACIONAL" o que engloba a teoria situacional e várias outras , pois se fosse apenas em relação á teoria situacional a questão ficaria incorreta.
-
Cacete! Nego só coloca conceito e não comenta a P**&RR4 da questão!! Que saco!!!
-
não querendo saber mais do que ninguém , mas a questão não se refere á liderança situacional , e sim a abordagem de liderança situacional a qual engloba 4 teorias da liderança.
-
todos comentários falando sobre a teoria situacional , quando na verdade a questão faz referência a ABORDAGEM SITUACIONAL que são coisas bem diferentes, pois essa engloba várias teorias e não só a teoria situacional
-
Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:
- Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
- LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
- Questões do QC
ESPERO TER AJUDADO!!!
- Seja constante essa é a única formula do sucesso.
-
Isso está mais para liderança utilitária, transacional.
A liderança situacional ou contingencial está para a situação do momento.
-
A questão não misturou conceito de liderança situacional (estilo de liderança a ser aplicado depende de fatores contingenciais) com teoria de Maslow (um meio de satisfação de necessidades pessoais e(ou) coletivas) ??
-
O que me confundiu foi: "... quando é visto como um meio de satisfação de necessidades pessoais e(ou) coletivas, ...