SóProvas


ID
5036371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de cultura organizacional, julgue o próximo item.


Entre as características essenciais da cultura de uma organização incluem-se a agressividade, referente ao comportamento competitivo adotado pelos profissionais, e a orientação para resultados, que diz respeito ao grau em que os dirigentes consideram as pessoas e suas necessidades no alcance dos resultados de suas ações.

Alternativas
Comentários
  • Robbins et al. (2010) argumentam que existem sete características essenciais que ajudam a capturar a essência da cultura de uma organização:

    1. Grau de inovação: trata-se do grau de estimulo dado aos funcionários para que sejam inovadores e assumam o risco da inovação;

    2. Atenção aos detalhes: trata-se da precisão, análise e cuidado com os detalhes que se espera dos funcionários;

    3. Orientação para resultados: trata-se do grau no qual o foco da direção está direcionado aos resultados e não aos processos e técnicas utilizados para alcançá-los;

    4. Foco na pessoa: trata-se do grau em que a direção da organização considera o impacto de suas decisões sobre o seu pessoal durante o processo de tomada de decisões;

    5. Foco na equipe: trata-se do grau em que a organização do trabalho está mais voltada para as equipes e não para os indivíduos;

    6. Agressividade: trata-se do grau de agressividade e competitividade das pessoas na organização, em oposição à tranquilidade que poderia existir;

    7. Estabilidade: trata-se do grau de estabilidade enfatizada pela organização, que busca a manutenção do status quo ao invés do crescimento organizacional. 

    Acredito que o erro tenha sido a troca do conceito do item 3 pelo 4.

    Fonte: PDF Cultura Organizacional p/ Banco do Brasil (Escriturário) = Carlos Xavier, pág. 12

  • A questão trouxe outro conceito no lugar do "orientação para resultados''; o de "foco na pessoa".

    Como evidenciado pelo colega:

    Foco na pessoa: trata-se do grau em que a direção da organização considera o impacto de

    suas decisões sobre o seu pessoal durante o processo de tomada de decisões.

    = diz respeito ao grau em que os dirigentes consideram as pessoas e suas necessidades no alcance dos resultados de suas ações.

    Orientação para resultados: trata-se do grau no qual o foco da direção está direcionado aos resultados e não aos processos e técnicas utilizados para alcançá-los.

  • A banca cobrou três conceitos das dez principais características da cultura de uma organização e como as nobres colegas mencionaram abaixo, ela os misturou, sendo eles:

    Foco nas pessoas: o grau com que as decisões da administração levam em consideração o efeito dos resultados em pessoas da organização.

    Tolerância a riscos: o grau com que os empregados são incentivados a serem agressivos, inovadores e propensos ao risco.

    Orientação meios - fins: o grau com que a administração enfatiza resultados ou efeitos em detrimento de técnicas e processos usados para alcançar aqueles resultados.

    GABA errado

  • ERRADO

    Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

  •  Orientação para resultados: grau em que os dirigente focam mais nos resultados do que nos processos e ténicas.

    FONTE: Anotações baseadas nas aulas do Profº Renato Lacerda - Gran Cursos

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Por Cultura Organizacional podemos entender um conjunto valores, crenças e símbolos que representam um grupo ou uma sociedade. Ademais, essa cultura está relacionada à forma como uma pessoa ou grupo compartilha um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos mensuráveis ou não dentro de uma organização. Essas premissas compartilhadas se expressam para o mundo exterior de forma descritiva e de diversas formas com um entendimento de algo enraizado, compartilhado, constatado no ambiente organizacional. 

    Em face do exposto, não podemos afirmar que agressividade e orientação para resultados são características essenciais de uma ou qualquer organização. A afirmação da questão ficou genérica, portanto, está errada. Porém, existem organizações que possuem como cultura a agressividade ou competitividade e a orientação para resultados, como empresas de tecnologia da informação ou empresas que atuam em mercados extremamente competitivos.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 501),

    Existem sete características básicas que capturam a essência da cultura de uma organização:

    1. Inovação. É o grau em que os funcionários são estimulados a ser inovadores e a assumir riscos. 

    2. Atenção aos detalhes. É o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. 

    3. Orientação para os resultados. É o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance. 

    4. Foco na pessoa. É o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização. 

    5. Foco na equipe. É o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em torno de equipes do que de indivíduos. 

    6. Agressividade. É o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de tranquilas. 

    7. Estabilidade. É o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em vez do crescimento.

     

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

  • E

    O erro da questão foi justamente sobre a explanação de orientação para resultados. Diferentemente do que foi abordado, a orientação para resultados aborda o resultado empresa, seu foco é na eficácia, não na eficiência (nos meios, nas pessoas). A orientação nas pessoas é que considera as pessoas e suas necessidades no alcance dos resultados de suas ações.

  • Essa questão envolve as sete características essenciais que ajudam a capturar a essência da cultura de uma organização descritas na obra de Stephen Robbins 

    1) Grau de inovação: trata-se do grau de estimulo dado aos funcionários para que sejam inovadores e assumam o risco da inovação;

    2) Atenção aos detalhes: trata-se da precisão, análise e cuidado com os detalhes que se espera dos funcionários;

    3) Orientação para resultados: trata-se do grau no qual o foco da direção está direcionado aos resultados e não aos processos e técnicas utilizados para alcançá-los;

    4) Foco na pessoa: trata-se do grau em que a direção da organização considera o impacto de suas decisões sobre o seu pessoal durante o processo de tomada de decisões;

    5) Foco na equipe: trata-se do grau em que a organização do trabalho est· mais voltada para as equipes e não para os indivíduos;

    6) Agressividade: trata-se do grau de agressividade e competitividade das pessoas na organização, em oposição à tranquilidade que poderia existir;

    7) Estabilidade: trata-se do grau de estabilidade enfatizada pela organização, que busca a manutenção do status quo ao invés do crescimento organizacional.

    Vamos por partes:

    “Entre as características essenciais da cultura de uma organização incluem-se a agressividade, referente ao comportamento competitivo adotado pelos profissionais”

    Certo. A agressividade corresponde ao comportamento e competitividade das pessoas na organização.

    “ a orientação para resultados, que diz respeito ao grau em que os dirigentes consideram as pessoas e suas necessidades no alcance dos resultados de suas ações.”

    Errado. Aqui a banca descreve o conceito de foco na pessoa ou orientação para pessoa. A orientação para resultados corresponde ao grau no qual o foco da direção está direcionado aos resultados e não aos processos e técnicas utilizados para alcançá-los;

    Gabarito: ERRADO