SóProvas


ID
5037472
Banca
SELECON
Órgão
CRA-RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Na excelência da gestão pública, a ferramenta da qualidade que compara indicadores de desempenho do processo, analisando com indicadores de outras instituições reconhecidas como líderes do segmento, é a ferramenta denominada:

Alternativas
Comentários
  • Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Administração

    O diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta que visa definir o conjunto de causas responsável por um ou mais efeitos. [CERTO]

    Prova: CESPE - 2012 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Administração

    O diagrama de Pareto, ferramenta estatística que pode ser utilizada para a apresentação, em um gráfico de barra vertical, dos problemas identificados em um processo, permite classificar tais problemas e priorizá-los em duas categorias: pouco vitais e muito triviais.[CERTO]

    Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Pedagogo

    Denomina-se brainstorming a apresentação livre de ideias ou de alternativas de solução para determinado problema, mediante a incitação da imaginação criadora e o afastamento de possíveis restrições ao pensamento.[certo]

    Gab: C

  • Benchmarking = Índice de referência !

  • Acertei essa por ver vídeos de benchmarking de placas de vídeo no youtube kkkk, mas virou aprendizado!!

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre algumas ferramentas da qualidade. Neste caso, marquemos a alternativa que corresponde à ferramenta da qualidade que compara indicadores de desempenho do processo, analisando com indicadores de outras instituições reconhecidas como líderes do segmento.

    A - incorreta. Diagrama de Ishikawa/de causa e efeito/espinha de peixe tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, por meio da relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito. É também chamado de Espinha de Peixe por causa do formato do seu diagrama, lembra uma espinha de peixe.

    B - incorreta. Diagrama de Pareto é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância.

    Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentram a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados.

    C - correta. Benchmarking se trata de um processo de estudo de concorrentes. Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas que atuam na mesma área que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta. É uma técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que tenham práticas exemplares de administração. É a busca das melhores práticas da administração, como forma de ganhar vantagens competitivas.

    D - incorreta. Brainstorming ou tempestade de ideias é uma técnica usada para incentivar a geração de ideias, alternativas, sem qualquer análise crítica. Pode ser aplicado de duas formas:

    • Brainstorming estruturado: as pessoas do grupo sugerem uma ideia em cada sequência ou aguardam até a próxima rodada, se não surgir nenhuma ideia;
    • Brainstorming não-estrutrado: os integrantes do grupo expõem suas ideias conforme elas surgem.

    Tendo verificado as alternativas, concluímos que a "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

  • Benchmarking é o processo de medir as principais métricas e práticas de negócios e compará-las – nas áreas de negócios ou com um concorrente, colegas do setor ou outras empresas ao redor do mundo – para entender como e onde é preciso mudar para melhorar o desempenho.

    Fonte: https://leads2b.com/blog/benchmarking/

    Gab. C

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das ferramentas da gestão da qualidade, sendo mais especificamente cobrado o benchmarking.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Segundo Chiavenato (2018), Benchmarking é o “processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais". (Chiavenato, 2018, pág. 401).

    Nesta esteira, podemos entender benchmarking como uma modelagem das organizações às melhores práticas do mercado, ou seja, as empresas se adaptam ao que tem de melhor em cada ramo ou processo a fim de não perder sua fatia de mercado e com isso continuarem competitivas.

    Para facilitar o entendimento, imagine um candidato de concursos, que busca as pessoas, que ele identifica como as melhores neste ramo, para comparar e verificar se os seus processos de estudos estão defasados ou podem ser melhorados, a fim de conseguir a aprovação, aumentando, com isso, a sua competitividade.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra C, uma vez que o benchmarking é um processo contínuo e sistemático de comparação com as organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional.

    Esta comparação poderá ser feita por meio de indicadores de desempenho do processo, analisando com indicadores de outras instituições reconhecidas como líderes do segmento.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5ª ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018.


    Gabarito do Professor: Letra C.