-
Gabarito definitivo: Anulada
Motivo alegado pela CESPE: "A redação do item possibilita mais de uma interpretação, motivo por que se prejudicou seu julgamento objetivo."
https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/codevasf_20/arquivos/CODEVASF_JUSTIFICATIVAS_ALTERAES_DE_GABARITO.PDF
-
Não vi motivo pra anulação, questão redonda... O que teve de questões anuladas nessa prova... Só quero ver na PRF/PF
-
A contribuição da sociedade é modalidade de financiamento indireto, que se dá mediante a cobrança de impostos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do DF e dos municípios.
Por sua vez, as contribuições oriundas dos trabalhadores e dos empregadores são formas de financiamento direto.
A questão diz que a sociedade contribui de forma direta ou indireta. Em razão da utilização do conectivo OU, basta uma das proposições serem corretas para a oração ser considerada verdadeira.
Porém, por não ser uma prova de raciocínio lógico, creio que andou bem a banca ao optar pela anulação do item.
-
CF/88:
Art. 194. A SEGURIDADE SOCIAL compreende UM CONJUNTO INTEGRADO de ações de iniciativa DOS PODERES PÚBLICOS e DA SOCIEDADE, destinadas a assegurar os direitos relativos À SAÚDE, À PREVIDÊNCIA e À ASSISTÊNCIA SOCIAL.
§Ú. Compete ao Poder Público, nos termos da LEI, organizar a seguridade social, com base nos seguintes OBJETIVOS:
VI - DIVERSIDADE DA BASE DE FINANCIAMENTO, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
-
CF, Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:
-
motivo de ser anulada:
"O filho do chefe precisava de uns pontos".
-
Essa questão ambígua