SóProvas


ID
5037874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Acerca da contagem recíproca de tempo de serviço, custeio previdenciário e regime geral de previdência social (RGPS), julgue o próximo item.

Havendo contagem recíproca de tempo de serviço para efeito de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, esse benefício será concedido e pago pelo regime de previdência em que o segurado contenha o maior tempo de contribuição.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO!

    L. 8.213/91, art. 99. O benefício resultante de contagem de tempo de serviço na forma desta Seção será concedido e pago pelo sistema a que o interessado estiver vinculado ao requerê-lo, e calculado na forma da respectiva legislação.

  •  GAB: ERRADO

    CONTAGEM RECÍPROCA --> trata-se do cômputo na contagem de tempo de contribuição, para fins de aposentadoria, do período trabalhado no serviço público e daquele prestado na iniciativa privada, inclusive para o trabalhador urbano e rural.

    FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL--> CF ART. 201 § 9º Para fins de aposentadoria, será assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição entre o Regime Geral de Previdência Social e os regimes próprios de previdência social, e destes entre si, observada a compensação financeira, de acordo com os critérios estabelecidos em lei.        

    RESPOSTA DA QUESTÃO --> O benefício resultante de contagem de tempo de serviço na forma desta Seção (DA CONTAGEM RECÍPROCA) será concedido e pago pelo sistema a que o interessado estiver vinculado ao requerê-lo, e calculado na forma da respectiva legislação. (L. 8.213/91, art. 99.)

  • O benefício resultante de contagem de tempo de serviço  será concedido e pago pelo sistema a que o interessado estiver vinculado ao requerê-lo.

  • Na prática, será o Regime em qual ele estiver trabalhando e contribuindo por último (no momento do requerimento) e não o que tiver mais contribuições.

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre a compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência Social e os regimes de previdência dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos casos de contagem recíproca de tempo de contribuição para efeito de aposentadoria.

     

    O benefício será concedido e pago pelo regime de previdência ao qual estiver filiado no momento da concessão do benefício, denominado regime instituidor, consoante se extrai do art. 2º, inciso II da Lei 9.796/1999.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO

  • Achei errado tbm usar aposentadoria por tempo de contribuição , uma vez que ela é considerada extinta com a reforma da previdência
  • Olá, pessoal! Postei a lei 8.212 completa, atualizada, revisada, com resumos e anotações (ALÉM DE OUTRAS LEIS). Terminei de atualizar e referenciar ela toda em 28/08/2021. Aqui está o link: https://youtu.be/Ur9_gE5tzuY

    Quem participa de grupo de estudos e quiser compartilhar nele, eu agradeço! Também disponibilizei link para o download dos ÁUDIOS MP3. Bons estudos a todos!

  • Gab.: Errado

    Lei 8213/91

    Art. 99. O benefício resultante de contagem de tempo de serviço será concedido e pago pelo sistema a que o interessado estiver vinculado ao requerê-lo, e calculado na forma da respectiva legislação.

    Bons Estudos!

  • Havendo contagem recíproca de tempo de serviço para efeito de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, esse benefício será concedido e pago pelo regime de previdência em que o segurado contenha o maior tempo de contribuição. Resposta: Errado.

    Conforme explicações fundamentadas pelos demais colegas exaustivamente, o regime de previdência será aquele inscrito por último.

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre a compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência Social e os regimes de previdência dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos casos de contagem recíproca de tempo de contribuição para efeito de aposentadoria.

     

    O benefício será concedido e pago pelo regime de previdência ao qual estiver filiado no momento da concessão do benefício, denominado regime instituidor, consoante se extrai do art. 2º, inciso II da Lei 9.796/1999.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 99. O benefício resultante de contagem de tempo de serviço na forma desta Seção será concedido e pago pelo sistema a que o interessado estiver vinculado ao requerê-lo, e calculado na forma da respectiva legislação.

  • Gabarito''Errado''.

    Conforme se depreende do art. 94, § 1º, da Lei nº 8.213/91, no caso de contagem recíproca, o benefício será concedido e pago pelo regime de previdência em que o segurado REQUERER o benefício, ou seja, REGIME INSTITUIDOR, e NÃO no que contenha o maior tempo de contribuição.

    "§ 1o A compensação financeira será feita ao sistema a que o interessado estiver vinculado ao requerer o benefício pelos demais sistemas, em relação aos respectivos tempos de contribuição ou de serviço, conforme dispuser o Regulamento. (Renumerado pela Lei Complementar nº 123, de 2006)".

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Ao qual estiver filiado no momento da concessão do benefício.

  • SERÁ DO ULTIMO EM QUE ELE TRABALHOU,NAO IMPORTA SE NO SERVIÇO ANTERIOR ELE TIMHA MAIS TEMPO.

    FONTE: PROFESSOR EDUARDO TANAKA.