SóProvas


ID
5039728
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A corrosão de estruturas metálicas é uma transformação eletroquímica, que pode resultar em sérios prejuízos, seja para processos industriais, seja no cotidiano das pessoas. Aqui, são apresentados alguns potenciais padrão de redução. 

Cu2+(aq) + 2e-   Cu(s)              Eº = +0,34 V
Fe2+ (aq) + 2e-   Fe(s)                Eº = -0,44 V
 Zn2+(aq) + 2e-   Zn(s)                Eº = -0,76 V
Al3+ (aq) + 3e-   Al(s)               Eº = -1,66 V


Considerando os potenciais padrão de redução apresentados, avalie as sentenças abaixo e assinale aquela quimicamente INCORRETA quanto ao processo de corrosão.  

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda conceitos relacionados ao processo de corrosão.


    A corrosão de estruturas metálicas corresponde a um processo de deterioração desses materiais, devido à ocorrência de reações químicas e/ou eletroquímicas quando são submetidos a determinados meios. 


    A corrosão pode ser classificada como um processo de oxirredução. Nesse sentido, analisemos as alternativas para identificar a incorreta:


    A) Correta – O processo de corrosão de estruturas metálicas é espontâneo e ocorre frequentemente na natureza. Em processos espontâneos, a energia livre de Gibbs (G) é menor do que zero.


    B) Correta – No processo de galvanização é feito um revestimento de um metal por outro com o objetivo de protegê-lo da corrosão. Nesse sentido, um filme de zinco é utilizado como revestimento para proteger o metal da corrosão. Essa camada impede o contato com o ar e água, agentes que podem promover a corrosão. Além disso, o potencial de redução do zinco é menor do que o dos metais que irá proteger. Assim, o zinco ainda pode impedir que o metal sofra oxidação, atuando como um metal de sacrifício.


    C) Incorreta – Para que seja utilizado como eletrodo de sacrifício, o metal deve possuir menor potencial de redução do que o metal que será protegido. Dessa forma, o eletrodo de sacrifício sofre oxidação no lugar do metal que será protegido. O cobre metálico não pode ser utilizado como eletrodo de sacrífico em estrutura de ferro para o proteger da corrosão, pois seu potencial de redução é maior do que o do metal ferro (+ 0,34 V > - 0,34 V). Assim, o ferro continuaria sofrendo oxidação e, consequentemente, corrosão.


    D) Correta – As esponjas  de aço, quando totalmente imersas em água, não entram em contato com o oxigênio do ar, o que pode retardar a corrosão e ampliar sua vida útil.


    E) Correta – Os metais zinco e alumínio podem sofrer uma oxidação superficial, formando películas protetoras de óxidos (ZnO e Al2O3), capazes de proteger as placas metálicas da corrosão.



    Gabarito da Professora: Letra C.

  • O potencial de oxidação do ferro é maior que o do cobre, então ele tende a se oxidar quando formada uma pilha entre ambos, tornando a alternativa C incorreta.

    BRASIL!!!

  • pra ser um eletrodo de sacrifício é preciso achar alguém que oxide mais do que a substância que você quer proteger.

    Por exemplo, se eu quisesse proteger o zinco de ser oxidado, eu teria que botar no lugar dele um METAL DE SACRIFÍCIO, alguém que tenha mais potencial de oxidar, como o Alumínio. Basicamente, é escolhido aquele que tem o menor potencial de reduzir.

    na tabela, tem-se o potencial padrão de redução, que é quanto cada substância reduz. O cobre nunca iria proteger o ferro da corrosão, justamente pq o ferro oxida muuito mais que o cobre. Por isso que tem que ser alguém que oxide no lugar do ferro, como o zinco. letra c

    falei alguma besteira? se acanhe n e me corrija!