Entende-se por taxionomia a ciência ou a técnica de classificação. Por conseguinte, a questão se refere à classificação ou tipologia
das fontes, fundamentais ao trabalho com História.
Na medida em que a questão foi elaborada para a seleção de professores de História, ela não apresenta dificuldades uma vez que, na cadeira de Teoria de História, obrigatória em qualquer graduação em História, a questão da taxionomia das fontes está em pauta.
Há publicações interessantes para o estudo do tema , tais como “A foante histórica e seu lugar de produção de José D´Assunção Barros ou ainda “Práticas de pesquisa em História “ por Tania Regina de Luca.
Há que prestar especial atenção ao responder pois demanda-se que seja assinalada a alternativa incorreta , o que é mais incomum em questões de múltipla escolha
A) CORRETA - A alternativa responde a questão porque é falsa. A forma de cumprimento tirando o chapéu pode ser uma fonte mas não material. Ela é um dado imaterial de uma cultura em determinado tempo e espaço.
B) INCORRETA- Crônicas podem ser fontes e, por serem escritas, são fontes textuais .
C) INCORRETA - Documentos criminais são importantes fontes pois permitem seguir um determinado momento histórico através de uma dado tempo e com vários processos criminais concomitantes .
D) INCORRETA – Esta é a classificação primeira das fontes: primária é aquela que é mais próxima ao momento ou processo histórico estudado. A secundária envolve generalizações, análises, sínteses, interpretações, ou avaliações da informação original.
E) INCORRETA – A classificação da fonte é correta. A carta Testamento de Vargas foi produzida com a intenção deliberada de registrar algo para a posteridade. Ou seja, é uma fonte voluntária .
Gabarito do Professor: Letra A.