-
Se fosse para adivinhar, eu diria que a banca iria considerar o item como correto. Algumas limitações dos bancos de dados relacionais se devem ao fato de que eles muitas vezes são inapropriados para análise de dados, e essas limitações podem ser resolvidas utilizando uma modelagem dimensional, como aquela adotada pelos sistemas OLAP.
Esses modelos seguem uma abordagem desnormalizada e são mais estáticos, mantendo um histórico dos dados, o que favorece o processo de análise de dados e informações.
No entanto, tecnicamente acho que o item traz uma imprecisão, pois o modelo ER não é a razão desses problemas, uma vez que ele nada tem a ver com o modelo lógico adotado, no caso, o relacional. O modelo ER é um modelo conceitual, e, portanto, é independente do modelo de SGBD adotado, então não entendo sua menção neste item.
Vou considerar o item como correto, pois o modelo ER geralmente serve de base mesmo para a produção de projetos de BDs relacionais, mas vamos ficar de olho qual será a resposta da banca!
Gabarito: C
Direção concursos
-
CERTO
OLAP, do inglês "On-line Analytical Processing", trata da capacidade de analisar grandes volumes de informações nas mais diversas perspectivas dentro de um Data Warehouse (DW). O OLAP também faz referência às ferramentas analíticas utilizadas no BI para a visualização das informações gerenciais e dá suporte para as funções de análises do negócio organizacional.
-
GABARITO CERTO.
Modelagem Dimensional
DICA!
--- >Modelagem Relacional: Normalizando (baixa redundância).
--- >Modelagem multidimensional: desnormalizado (alta redundância).
--- > OLAP: Modelo de dados multidimensional: Dados agregados/ informações históricas/ orientados ao negocio/ grande variedade de consultas complexas/ apenas leituras.
> São organizados em cubos e hipercubos.
-
Essa questão requer uma pequena atenção, pois sabemos que nada é ilimitado , ainda mais no mundo da Tecnologia da Informação. Entenda o seguinte: as ferramentas tecnológicas podem se relacionar entre si para que o ambiente da TI POSSA ficar mais fortalecido e robusto. Logo, é correto afirmar que o OLAP pode contribuir para ajudar a superar tais limitações
Fiz esse concurso veja na íntegra tudo sobre o pré e pós - prova TCE RJ
https://www.youtube.com/watch?v=-kghNVbwEls
-
GABARITO CORRETO!
.
.
OLAP (Processamento Analítico Online) é um termo utilizado para descrever a análise de dados complexos a partir do data warehouse (NAVATHE, 2006).
-
CESPE Ano: 2014
O termo OLAP (online analytic processing) é utilizado para descrever o processamento de um grande volume de dados históricos por meio de uma abordagem dimensional, que, por sua vez, facilita a combinação desses dados para análise e tomada de decisão.
certa
Aprofundando:
OLTP significa Online Transaction Processing e se refere aos sistemas operacionais das organizações.
Seus objetivos são processar os dados rotineiros e dar suporte às funções de execução do negócio, enquanto o OLAP se concentra na tomada de decisões.
Ambos podem ser utilizados concomitantemente na empresa, entretanto são destinados a colaboradores de diferentes níveis administrativos. Com o fim de expor os diferentes aspectos de cada conceito, elaboramos uma lista com as características principais do OLTP e outra com da OLAP. Analise-as a seguir:
OLTP
- aplicação: nível operacional da empresa;
- funcionalidade: alta velocidade, porém não ideal para análises gerenciais;
- estrutura de dados: têm elevado nível de detalhamento;
- armazenamento dos dados: feito por meios convencionais (sem utilizar software específico);
- usuários: técnicos, analistas e outros colaboradores;
- frequência de utilização: diariamente;
- volatilidade: dados alteram constantemente, a inserção, modificação e exclusão de dados são permitidos pelos utilizadores.
OLAP
- aplicação: nível estratégico, auxilia na análise empresarial e tomada de decisões;
- funcionalidade: gera análises e relatórios gerenciais com leitura otimizada;
- estrutura de dados: poucos detalhes, pois tem alto nível de sumarização;
- armazenamento dos dados: utiliza-se da Data Warehouse para otimizar o desempenho da grande quantidade de dados;
- usuários: destinados aos gestores;
- frequência de utilização: baixa, semanal, mensal ou anualmente, conforme programação da empresa;
- volatilidade: dados não sofrem alterações, pois os usuários apenas realizarão sua leitura.
https://transformacaodigital.com/dados/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-analises-olap/
Em síntese:
OLTP - nível operacional, logica de processamento de dados
OLAP - nível estratégico, TOMADA DE DECISÕES
-
Me divirto vendo a galera que não é de TI tentando explicar as questões.
Quero ver alguém conseguir explicar como as limitações dos bancos de dados relacionais que utilizam modelo entidade-relacionamento podem ser superadas utilizando-se OLAP.
OBS: Definir o que é OLAP não responde a pergunta.
-
Acredito que a limitação apresentada pelo examinador foi quanto a visão dos dados do BDR ser em forma tabular e relatórios que seguem um certo padrão, já que no OLAP podemos ter uma série de manipulações nos dados que nos geram visões diversas.
Será que foi isso o entendimento? Ajuda aê!
-
Respondendo ao MORO CONCURSEIRO:
Pelo menos, estão tentando contribuir de alguma forma! Diferente de vc que veio aqui só pra criticar e NEM SE QUER EXPLICOU a questão! Reclame de quem tem OBRIGAÇÃO de explicar = QCONCURSO!
-
Retirei trecho interessante do material do estratégia sobre esse assunto:
"Ferramentas OLTP são utilizadas em bancos de dados transacionais, no entanto elas possuem
limitações que podem ser superadas por meio de Ferramentas OLAP. E. F. Codd já disse: “Ter um
Sistema Gerenciador de Bancos de Dados Relacionais (SGBDR) não significa ter a nirvana instantânea
do suporte à decisão. Mesmo com tantas possiblidades que os SGBDRs têm oferecido aos usuários, eles
nunca pretenderam fornecer poderosas funções de síntese, análise e consolidação de dados”.
Em outras palavras, existem limitações em sistemas transacionais que só podem ser satisfeitas por
meio de sistemas multidimensionais."
-
A respeito de bancos de dados relacionais e de modelagem dimensional: as limitações dos bancos de dados relacionais que utilizam modelo entidade-relacionamento podem ser superadas por meio do uso de ferramentas OLAP (online analytical processing).
Comentário do usuário Cavaleiro Templário - excelente!! Vejamos:
"As limitações dos bancos de dados relacionais que utilizam modelo entidade-relacionamento podem ser superadas por meio do uso de ferramentas OLAP (online analytical processing)."
QUAL FERRAMENTA? MOLAP;
QUAL ESQUEMA? SNOW FLAKE/FLOCO DE NEVE;
VANTAGENS DO MOLAP = MULTIDIMENSIONAL, DESNORMALIZADO, ALTO DESEMPENHO, AGILIDADE EM CONSULTAS, REDUÇÃO DE JOINS, CÁLCULOS COMPLEXOS ETC.
JOIN é usado para obter dados provenientes de duas ou mais tabelas, baseado em um relacionamento entre colunas nestas tabelas.
DESVANTAGEM DE BD'S RELACIONAIS = BAIXO DESEMPENHO.
-
Trata-se de uma questão sobre bancos de dados.
O comando da questão afirma que as limitações dos bancos de dados relacionais podem ser superadas por meio do uso de ferramentas OLAP (Online Analytical Processing).
A afirmação está correta. Os bancos de dados relacionais tradicionais possuem algumas limitações, como por exemplo, eles não guardam históricos, eles são modelados para guardar registro a registro, e o histórico você tem que pensar em uma outra estrutura para o armazenamento dela. Outro exemplo de limitação é o fato de ele não ser projetado para grandes consolidações de dados. Por essas e outras, o OLAP foi criado, ele ajuda e muito a gestão de dados agregados.
Gabarito do Professor: CERTO.