SóProvas


ID
5040886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos procedimentos estabelecidos pela legislação societária e pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) em relação às demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.


No balanço patrimonial, os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez, sempre que tal forma de apresentação proporcionar informação confiável e mais relevante para o usuário do que a apresentação de ativos circulantes e não circulantes e de passivos circulantes e não circulantes como grupos de contas separados do balanço patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    CPC 26: APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS:

    Item 60. A entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial, de acordo com os itens 66 a 76, EXCETO quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante. Quando essa exceção for aplicável, TODOS os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez.

    Analisando por partes:

    1) REGRA é apresentar ativos e passivos (circulantes e não circulantes) em contas separadas do BP:

    (CESPE/ABIN/2010) Toda entidade é obrigada a apresentar ativos circulantes e não circulantes e passivos circulantes e não circulantes como grupos de contas separados no balanço patrimonial. (ERRADO)

    2) EXCEÇÃO será quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante:

    (CESPE/ABIN/2018) Quando a apresentação do balanço patrimonial baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante, a entidade deverá apresentar seus grupos de contas de forma sequenciada, SEM separá-los em circulante e não circulante. (CERTO)

    3) MAS quando a exceção for aplicável TODOS os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez:

    (CESPE/EBSEH/2018) A segregação usual entre ativos circulantes e não circulantes, realizada no balanço patrimonial, pode ser substituída pela apresentação de ALGUNS ativos e passivos por ordem de liquidez, quando tal procedimento fornecer informação mais confiável e relevante sobre tais itens patrimoniais, mantendo-se, para os demais ativos e passivos, o critério tradicional. (ERRADO)

    Portanto:

    (CESPE/TCE-RJ/2021) No balanço patrimonial, os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez, sempre que tal forma de apresentação proporcionar informação confiável e mais relevante para o usuário do que a apresentação de ativos circulantes e não circulantes e de passivos circulantes e não circulantes como grupos de contas separados do balanço patrimonial. (CERTO)

    Gabarito: Certo.

    “Vá confiante na direção de seus sonhos. Viva a vida que você imaginou.”

  • Certo

    CPC 26

    Distinção entre circulante e não circulante

    60.A entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial, de acordo com os itens 66 a 76, exceto quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante. Quando essa exceção for aplicável, todos os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez..

    61.Qualquer que seja o método de apresentação adotado, a entidade deve divulgar o montante esperado a ser recuperado ou liquidado em até doze meses ou mais do que doze meses, após o período de reporte, para cada item de ativo e passivo.

  • Gabarito: CERTO

    RESUMO: em atendimento à COMPREENSIBILIDADE e à COMPARABILIDADE.

    Em regra, a divisão é: CIRCULANTE/NÃO CIRCULANTE.

    Mas há exceção. Então, é permitido utilizar quando for confiável e mais relevante ; e quando optar por essa classificação, TODOS OS ATIVOS E PASSIVOS SERÃO ASSIM CLASSIFICADOS.

  • Errei pois pensei que passivo era pelo grau decrescente de exigibilidade, não vi que era de acordo com CPC.

  • CPC 26

    EXPÕE QUE A ENTIDADE DEVERÁ UTILIZAR NOMECLATURA DE ATIVO/PASSIVO CIRCULANTE OU NÃO CIRCULANTE COMO GRUPOS DE CONTAS SEPARADOS DO BP > EXCETO QUANDO UMA AVALIAÇÃO BASEADA NA LIQUIDEZ PROPORCIONAR INFORMAÇÃO MAIS CONFIÁVEL E SEGURA, QUANDO ISSO ACONTECER PASSIVO E ATIVO DEVERÃO SER APRESENTADOS POR ORDEM DE LIQUIDEZ;

  • coloquei errado pq no final tem ---> separados (DO) balanço patrimonial. oque é diferente de ------> NO balanço patrimonial. a preposiçao muda todo o sentido.

  • O CPC 26 determina que a entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial, exceto quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante. Quando essa exceção for aplicável, todos os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez.

    Fonte: PDF Estratégia concursos, professor Gilmar Possati.

  • Outra questão pra fixar!

    Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    De acordo com as normas contidas nas legislações de contabilidade aplicáveis às demonstrações contábeis, julgue o item que se segue.

    Quando a apresentação do balanço patrimonial baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante, a entidade deverá apresentar seus grupos de contas de forma sequenciada, sem separá-los em circulante e não circulante.

    GABARITO: CERTO

  • Este é o tipo de questão que nos lembra porque ninguém atinge os 120 pontos líquidos, sempre haverá questões sabotadas por teorias particulares e contraditórias da banca.
  • (CERTO)

    Quer mais? Então toma!!

    Ano: 2018 | Banca: CESPE | Órgão: ABIN

    Quando a apresentação do balanço patrimonial baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante, a entidade deverá apresentar seus grupos de contas de forma sequenciada, sem separá-los em circulante e não circulante. (CERTO)

  • Passivo pelo grau de liquidez ou pelo grau de exigibilidade? fala sério, é impossível essa banca...

  • O que eu entendi nessa questão.

    Exemplo: caso sejam empresas financeiras as quais trabalham com dinheiro. Cara, se está o BP baseado em forma de liquidez confiável e mais relevante ( a bufunfa vai entrar ou sair) ignora-se se é ativo ou passivo, circulante ou não circulante.

    Então, deve ser utilizado a ordem de liquidez.

    OBS. Apenas meu raciocínio, corrijão-me se eu estiver errado.

    #PartiuAmazônia

  • galera a regra é: Ativos são classificados em grau decrescente de LIQUIDEZ

    Passivos são classificados em grau decrescente de EXIGIBILIDADE.

    PORÉM, de acordo com o cpc 26, tal situação poderá ser flexibilizada. quando as apresentações de ativos e passivos pela ordem de LIQUIDEZ proporcionarem mais confiança e relevância.

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO EM VÍDEO:

    https://www.youtube.com/watch?v=-xW9dyjeTqU

  • Quanto MIMIMI.

    CPC 26 na veia.

    A entidade deve apresentar seus ativos circulantes e não circulantes e passivos circulantes e não circulantes como grupos de contas separados no balanço patrimonial, EXCETO quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante. Quando essa exceção for aplicável, todos os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez.

    Bons estudos!

  • Nos termos do CPC 26, item 60:

    A entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial, de acordo com os itens 66 a 76, exceto quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante. Quando essa exceção for aplicável, todos os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez.

    Ainda, nos mesmos termos, mas no item 64:

    Na aplicação do item 60, é permitido à entidade apresentar alguns dos seus ativos e passivos, utilizando-se da classificação em circulante e não circulante e outros por ordem de liquidez quando esse procedimento proporcionar informação confiável e mais relevante. A necessidade de apresentação em base mista pode surgir quando a entidade tem diversos tipos de operações.

    Gabarito correto.

  • Mauro Almeida deu um show.

    Valeu já virei seu seguidor.

    Cadê os comentários dos professores do QC??????

  • grupos de contas separados do balanço patrimonial

    BP tá aqui ---------------------------------------- A e P classificados tão aqui em algum lugar que eu não sei

    grupos de contas separados no balanço patrimonial

    BP (Dividido em A, P, PL e dividido pelo grau de liquidez )

    Minha dúvida é: Se o A e o P estão separados do BP, onde eles estão?? Alguém saberia me tirar essa dúvida? Vlww

  • Questao anulada pelo CEBRASPE

    ://cdn.cebraspe.org.br/concursos/TCE_RJ_20/arquivos/TCE_RJ_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAO_DE_GABARITO.PDF

    Justificativa: Uma vez que há controvérsia entre os termos da Lei nº 6.404/76 e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), prejudicou-se o julgamento objetivo do item

  • A questão da exigibilidade no passivo é meramente doutrinária. A lei das SAs só fala do ativo (ordem decrescente do grau de liquidez), veja:

    Art. 178 § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

    Porém, o CPC 26 fala que não é bem assim...

    60. A entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial, de acordo com os itens 66 a 76, exceto quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante. Quando essa exceção for aplicável, todos os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez.

  • Questão anulada pelo CEBRASPE

    Justificativa deles:

    "O fato de constar da redação do item a “à lei orçamentária anual” prejudicou o julgamento objetivo do item. "

    A questão está correta, mas de acordo com o ENUNCIADO que fala das leis E CPC, anularam a questão.

  • CPC 26APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS:

    Item 60. A entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial, de acordo com os itens 66 a 76, EXCETO quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante. Quando essa exceção for aplicável, TODOS os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez.

    Analisando por partes:

    1) REGRA é apresentar ativos e passivos (circulantes e não circulantes) em contas separadas do BP:

    (CESPE/ABIN/2010) Toda entidade é obrigada a apresentar ativos circulantes e não circulantes e passivos circulantes e não circulantes como grupos de contas separados no balanço patrimonial. (ERRADO)

    2) EXCEÇÃO será quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante:

    (CESPE/ABIN/2018) Quando a apresentação do balanço patrimonial baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante, a entidade deverá apresentar seus grupos de contas de forma sequenciada, SEM separá-los em circulante e não circulante. (CERTO)

    3) MAS quando a exceção for aplicável TODOS os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez:

    (CESPE/EBSEH/2018) A segregação usual entre ativos circulantes e não circulantes, realizada no balanço patrimonial, pode ser substituída pela apresentação de ALGUNS ativos e passivos por ordem de liquidez, quando tal procedimento fornecer informação mais confiável e relevante sobre tais itens patrimoniais, mantendo-se, para os demais ativos e passivos, o critério tradicional. (ERRADO)

    Portanto:

    (CESPE/TCE-RJ/2021) No balanço patrimonial, os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez, sempre que tal forma de apresentação proporcionar informação confiável e mais relevante para o usuário do que a apresentação de ativos circulantes e não circulantes e de passivos circulantes e não circulantes como grupos de contas separados do balanço patrimonial. (CERTO)

    Gabarito: Certo.

  • Pessoal, esse item foi anulado pois a legislação não especifica a ordem de disposição no passivo.

    Veja que na lei 6404, a respeito da disposição do ativo, dita o seguinte:

    Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

    § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

    Por outro lado, o passivo, pela legislação, não recebe a mesma orientação.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Grupos de contas separados DO Balanço Patrimonial??????????? Tá de brincadeira

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
  • "Prova de contabilidade geral comentada pelo Professor Feliphe Araújo, do Gran Cursos 

    https://www.youtube.com/watch?v=wOscHw_N9hc&t=4s."

  • Segundo o item 60 do Pronunciamento Técnico CPC 26:

    60. A entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial, de acordo com os itens 66 a 76, exceto quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante. Quando essa exceção for aplicável, todos os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez.

    Percebe-se, portanto, que a assertiva está correta.