SóProvas


ID
5040901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base no Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) — Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, julgue o item subsecutivo.


O custo amortizado é uma base de mensuração contábil aplicável a ativos e passivos financeiros cujo valor deve refletir estimativas de fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa determinada por ocasião do reconhecimento inicial dos referidos instrumentos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Custo amortizado de ativo ou de passivo financeiro é o montante pelo qual o ativo ou o passivo financeiro é mensurado em seu reconhecimento inicial, menos as amortizações de principal, mais ou menos juros acumulados calculados com base no método da taxa efetiva de juros menos qualquer redução (direta ou por meio de conta de provisão) por ajuste ao valor recuperável ou impossibilidade de recebimento.

  • O ativo financeiro deve ser mensurado ao custo amortizado se ambas as seguintes condições forem atendidas:

    • o ativo financeiro for mantido dentro de modelo de negócios cujo objetivo seja manter ativos financeiros com o fim de receber fluxos de caixa contratuais; e
    • os termos contratuais do ativo financeiro derem origem, em datas especificadas, a fluxos de caixa que constituam, exclusivamente, pagamentos de principal e juros sobre o valor do principal em aberto.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resumo-cpc-48-instrumentos-financeiros-veja-os-principais-pontos-deste-pronunciamento/

  • Questão de português (uma vírgula mudaria tudo)

  • CPC 00

    6.9 Uma forma de aplicar a base de mensuração ao custo histórico a ativos financeiros e passivos financeiros é mensurá- los ao custo amortizado. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro reflete estimativas de fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa determinada no reconhecimento inicial. Para instrumentos de taxa variável, a taxa de desconto é atualizada para refletir mudanças na taxa variável. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro é atualizado ao longo do tempo para refletir mudanças subsequentes, tais como provisão de juros, redução ao valor recuperável de ativo financeiro e recebimentos ou pagamentos.

  • GABARITO - CERTO

    O que é custo amortizado?

    O custo amortizado é a parte acumulada de um custo registrado de um ativo fixo que foi debitado como despesa.

    Esse processo pode acontecer por meio de DEPRECIAÇÃO  ou por AMORTIZAÇÃO. No primeiro caso, é usado para reduzir o custo de um ativo tangível proporcionalmente e, no segundo, é usado para reduzir de forma também proporcional o custo de um ativo intangível.

    O termo custo amortizado também pode ser aplicado ao valor acumulado do esgotamento de um recurso natural que tenha sido debitado como despesa. Esse custo não tem necessariamente uma relação entre o custo ajustado de um ativo e o seu real valor de mercado. Isso porque esse valor pode ser potencialmente muito maior ou menor, dependendo do caso.

  • Observação:

    É só eu que acho que a galera que elabora esses CPCs detesta pontuar?

    Pai eterno....a leitura tem que ser num tiro só e seja o que Deus quiser.

    Cruzes!

  • QUE?

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO EM VÍDEO:

    https://www.youtube.com/watch?v=00U5PYHA35A

  • (ツ)╭∩╮

  • Custo amortizado

    • Aplica-se a ativos e passivos financeiros? Sim
    • O valor deve refletir estimativas de fluxos de caixa futuros? Sim, pois a empresa mantém o instrumento financeiro com a intenção de receber receita financeira de juros.
    • Qual a taxa que será utilizada? A taxa que foi determinada no reconhecimento inicial ( taxa prevista no contrato)

    Gabarito: CERTO

  • Texto da questão está na integra no CPC 00.

    Base de mensuração

    Custo histórico

    6.9 Uma forma de aplicar a base de mensuração ao custo histórico a ativos financeiros e passivos financeiros é mensurá-los ao custo amortizado. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro reflete estimativas de fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa determinada no reconhecimento inicial. Para instrumentos de taxa variável, a taxa de desconto é atualizada para refletir mudanças na taxa variável. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro é atualizado ao longo do tempo para refletir mudanças subsequentes, tais como provisão de juros, redução ao valor recuperável de ativo financeiro e recebimentos ou pagamentos.

  • Já ouvi CONTADOR falando que não entende esses CPC's direito, quem dera eu kk

  • As vezes eu tenho a impressão que no banco de questões da CESPE estão os CPC's distribuídos por artigos e parágrafos. Porque ela puxa cada uma...

  • Certo.

    Quando se faz uma aplicação, a estimativa do fluxo de caixa precisa ter valor futuro para melhor refletir a taxa.

  • CPC 00 (R2). 6.9 Uma forma de aplicar a base de mensuração ao custo histórico a ativos financeiros e passivos financeiros é mensurá-los ao custo amortizado. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro reflete estimativas de fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa determinada no reconhecimento inicial. Para instrumentos de taxa variável, a taxa de desconto é atualizada para refletir mudanças na taxa variável.

    O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro é atualizado ao longo do tempo para refletir mudanças subsequentes, tais como provisão de juros, redução ao valor recuperável de ativo financeiro e recebimentos ou pagamentos

    gabarito: certo

  • aaaah vtc, coisa de maluco

  • ISso nem tem no PDF do estratégia... acho que os examinadores inventaram essa em >< ><

  • (╬⁽⁽ ⁰ ⁾⁾ Д ⁽⁽ ⁰ ⁾⁾)
  • Essa maluquice n vai cair na PF não

  • Cada viagem :o]

  • Contabilidade: a

    Eu: o que parece ser não é e o que parece não ser é. E às vezes, o que parece ser é e o que parece não ser realmente não é.. ou seja: nem tudo que parece é e nem tudo que não parece não é e vice-versa

  • Questão sobre a mensuração dos instrumentos financeiros.

    Conforme Montoto¹, instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.

    Exemplos de ativos financeiros: aplicações financeiras no geral, títulos de renda fixa, CDBs, poupança, etc.

    As novas normas brasileiras harmonizadas com as normas internacionais CPC 48 (NBC TG 48), definem que após o reconhecimento inicial, a entidade deve classificar e mensurar o ativo financeiro, utilizando as seguintes bases de mensuração:

    (a) ao custo amortizado;
    (b) ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes; ou
    (c) ao valor justo por meio do resultado

    A entidade deve fazer isso com base no modelo de negócios da entidade e nas características de fluxo de caixa contratual do ativo financeiro. Se não for possível avaliar (a) ou (b), avalia-se o ativo ao valor justo por meio do resultado de forma residual.

    Feita a revisão geral, precisamos detalhar um pouco mais o custo amortizado, que é a base mensuração explorada na questão.

    O custo amortizado de um ativo ou de um passivo financeiro é o montante pelo qual o ativo ou o passivo financeiro é mensurado em seu reconhecimento inicial, menos as amortizações de principal, mais ou menos juros acumulados calculados com base no método da taxa efetiva de juros menos qualquer redução (direta ou por meio de conta de provisão) por ajuste ao valor recuperável ou impossibilidade de recebimento.

    Essa taxa efetiva de juros (taxa interna de retorno) é uma taxa de desconto que, aplicada sobre os pagamentos ou recebimentos futuros estimados ao longo da expectativa de vigência do instrumento financeiro resulta no valor contábil líquido do ativo ou passivo financeiro. Ao calcular a taxa efetiva de juros, a entidade deve estimar os fluxos de caixa considerando todos os termos contratuais do instrumento financeiro (por exemplo, liquidação antecipada, opções de compra e derivativos semelhantes).

    Dica! Resumindo tudo que foi dito acima, podemos dizer que o custo amortizado consiste no custo acrescido dos rendimentos e decrescido das respectivas amortizações, tendo como base uma estimativa de fluxo de caixa descontado.

    Atenção! Não confunda custo amortizado com a técnica de ajuste a valor presente! Observe que uma parte do custo amortizado envolve ajuste a valor presente de fluxos de caixa futuros, mas o custo amortizado é mais abrangente.

    Feita toda a revisão, agora já podemos entender um pouco melhor a parte do CPC 00 (R2) que o examinador se baseou para elaborar a questão:

    "6.9 Uma forma de aplicar a base de mensuração ao custo histórico a ativos financeiros e passivos financeiros é mensurá-los ao custo amortizado. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro reflete estimativas de fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa determinada no reconhecimento inicial. Para instrumentos de taxa variável, a taxa de desconto é atualizada para refletir mudanças na taxa variável. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro é atualizado ao longo do tempo para refletir mudanças subsequentes, tais como provisão de juros, redução ao valor recuperável de ativo financeiro e recebimentos ou pagamentos."

    Dessa forma, já podemos concluir pela correção da assertiva:

    O custo amortizado é uma base de mensuração contábil aplicável a ativos e passivos financeiros cujo valor deve refletir estimativas de fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa determinada por ocasião do reconhecimento inicial dos referidos instrumentos financeiros.


    Fonte:

    ¹ MONTOTO, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5ª ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018. p. 325.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Questão sobre a mensuração dos instrumentos financeiros.

    Conforme Montoto¹, instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.

    Exemplos de ativos financeiros: aplicações financeiras no geral, títulos de renda fixa, CDBs, poupança, etc.

    As novas normas brasileiras harmonizadas com as normas internacionais CPC 48 (NBC TG 48), definem que após o reconhecimento inicial, a entidade deve classificar e mensurar o ativo financeiro, utilizando as seguintes bases de mensuração:

    (a) ao custo amortizado;

    (b) ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes; ou

    (c) ao valor justo por meio do resultado

    A entidade deve fazer isso com base no modelo de negócios da entidade e nas características de fluxo de caixa contratual do ativo financeiro. Se não for possível avaliar (a) ou (b), avalia-se o ativo ao valor justo por meio do resultado de forma residual.

    Feita a revisão geral, precisamos detalhar um pouco mais o custo amortizado, que é a base mensuração explorada na questão.

    O custo amortizado de um ativo ou de um passivo financeiro é o montante pelo qual o ativo ou o passivo financeiro é mensurado em seu reconhecimento inicial, menos as amortizações de principal, mais ou menos juros acumulados calculados com base no método da taxa efetiva de juros menos qualquer redução (direta ou por meio de conta de provisão) por ajuste ao valor recuperável ou impossibilidade de recebimento.

    Essa taxa efetiva de juros (taxa interna de retorno) é uma taxa de desconto que, aplicada sobre os pagamentos ou recebimentos futuros estimados ao longo da expectativa de vigência do instrumento financeiro resulta no valor contábil líquido do ativo ou passivo financeiro. Ao calcular a taxa efetiva de juros, a entidade deve estimar os fluxos de caixa considerando todos os termos contratuais do instrumento financeiro (por exemplo, liquidação antecipada, opções de compra e derivativos semelhantes).

    Dica! Resumindo tudo que foi dito acima, podemos dizer que o custo amortizado consiste no custo acrescido dos rendimentos e decrescido das respectivas amortizações, tendo como base uma estimativa de fluxo de caixa descontado.

    Atenção! Não confunda custo amortizado com a técnica de ajuste a valor presente! Observe que uma parte do custo amortizado envolve ajuste a valor presente de fluxos de caixa futuros, mas o custo amortizado é mais abrangente.

    Feita toda a revisão, agora já podemos entender um pouco melhor a parte do CPC 00 (R2) que o examinador se baseou para elaborar a questão:

    6.9 Uma forma de aplicar a base de mensuração ao custo histórico a ativos financeiros e passivos financeiros é mensurá-los ao custo amortizado. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro reflete estimativas de fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa determinada no reconhecimento inicial. Para instrumentos de taxa variável, a taxa de desconto é atualizada para refletir mudanças na taxa variável. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro é atualizado ao longo do tempo para refletir mudanças subsequentes, tais como provisão de juros, redução ao valor recuperável de ativo financeiro e recebimentos ou pagamentos.

    Dessa forma, já podemos concluir pela correção da assertiva:

    O custo amortizado é uma base de mensuração contábil aplicável a ativos e passivos financeiros cujo valor deve refletir estimativas de fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa determinada por ocasião do reconhecimento inicial dos referidos instrumentos financeiros.

     

    Gabarito do Professor: Certo

    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018. p.325.

     

  • Nem sabia que tinha isso no cpc 00

  • PESSOAL, VAMOS REPORTAR ABUSO PARA ESSES COMENTÁRIOS QUE FICAM VENDENDO CURSO E ATRAPALHANDO.

  • Custo Amortizado: A empresa compra o título até o vencimento, a intenção não é negociar no mercado. Ela quer comprar e receber os juros.

    ( Aqui ela espera 1% de retorno no mês).

    A Empresa X adquiriu título no valor 10.000 do Tesouro Direto , juros 1% am.

    Supor que se passou um 1 mês.

    10.000x 1% = 100 = 1100.

    D- Título Financeiro ---(Custo Amortizado) --- 10.000

    C - Caixa....10.000

    Juros

    D - Juros Título financeiro (Custo Amortizado-Ativo) -100

    C- Receita (Resultado) -- 100.

  • TENTANDO SIMPLIFICAR:

    Avaliação de Ativos financeiros->

    • Justo quando o ativo estiver disponível para venda ou destinado à negociação;
    • Custo de aquisição para empréstimos e recebíveis e instrumentos financeiros que se deseje manter até o vencimento;

    Mensuração de Ativos financeiros ->

    • Ativo financeiro mensurado pelo custo amortizado (AFCA); ou
    • Ativo financeiro mensurado a VJ por meio de outros resultados abrangentes (AFRA)

    ##Critérios para ser AFCA ou AFRA=modelo de negocios + fluxo de caixa contratual

    -> AFCA :

    Modelo: para manter em carteira até o resgate;

    -> AFRA:

    Modelo: Manter em carteira com a possibilidade de vender se houver boa proposta

    Fluxo de caixa contratual -> Principal + Juros

  • Li, li, li, e não consegui entender porque o custo amortizado é aplicável ao PASSIVO financeiro.

    Alguém me ajuda?

  • "Prova de contabilidade geral comentada pelo Professor Feliphe Araújo, do Gran Cursos 

    https://www.youtube.com/watch?v=wOscHw_N9hc&t=4s."

  • Mais uma questão literal sobre o CPC 00 (R2).

    6.9 Uma forma de aplicar a base de mensuração ao custo histórico a ativos financeiros e passivos financeiros é mensurá-los ao custo amortizado. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro reflete estimativas de fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa determinada no reconhecimento inicial. Para instrumentos de taxa variável, a taxa de desconto é atualizada para refletir mudanças na taxa variável. O custo amortizado de um ativo financeiro ou passivo financeiro é atualizado ao longo do tempo para refletir mudanças subsequentes, tais como provisão de juros, redução ao valor recuperável de ativo financeiro e recebimentos ou pagamentos.

    Com isso, correta a assertiva.

  • Fiz meio q um chute e acertei pelo feeling, mas n sei se teria a mesma coragem pra fazer na prova.

    GABARITO CERTO