-
Análise Horizontal: também chamada de análise de evolução ou histórica. Por meio desta análise identifica-se a evolução ou desempenho dos diversos grupos de contas ou contas que compõem as demonstrações analisadas.
Análise Vertical: consiste no estudo e comparações de contas e subgrupos dentro da própria demonstração analisada. Identifica-se o percentual de participação de cada item da Demonstração em relação a um grupo ou ao todo dentro de um período específico.
No caso da questão, há uma análise da evolução das vendas e do lucro, entre um período e outro. Trata-se, portanto, de uma análise do tipo horizontal.
Fonte: Contabilidade de Custos e Análise de Demonstrações Contábeis - Velter e Missagia
-
Errado
Segue um resumo sobre análise vertical e horizontal
1 - Análise Vertical (análise de estrutura).
A Análise Vertical (AV) de uma demonstração contábil consiste comparação de um item do demonstrativo com o seu total, com o objetivo de obter o coeficiente de participação daquele item em relação ao todo.
8 – Análise Vertical: Indica a estrutura das demonstrações contábeis, através de coeficientes de participações, bem como a sua evolução no tempo. No balanço Patrimonial, os coeficientes são calculados em função do total do Ativo e total do Passivo + PL. Na Demonstração do Resultado, usa-se a Receita Líquida como base (Índice 100).
A análise vertical ou análise de estrutura tem por objetivo o estudo da estrutura das demonstrações contábeis por meio de cálculos dos coeficientes analíticos de participação que são obtidos da divisão que cada conta ou grupo de contas possuem em relação a um valor base, resultando em percentuais que demonstram a proporcionalidade existente em cada conta ou grupo de contas em relação ao valor base. No balanço patrimonial, atribui-se peso 1 ou 100% para o total do ativo e do passivo que são os valores bases, enquanto que na DRE a regra é atribuir peso 1 ou 100% às receitas líquidas.
Portanto, a análise vertical demonstra a importância relativa que cada conta possui em cada demonstrações contábeis e por meio da comparação com outros concorrentes de mesmo ramo de atuação ou com as relações da própria empresa.
2 - Análise Horizontal (análise da evolução - tendências)
A Análise Horizontal (AH), por sua vez, consiste na comparação de um item do demonstrativo entre dois ou mais períodos, visando à verificação de sua evolução ao longo do tempo.
O objetivo da Análise Horizontal é demonstrar o comportamento de itens do Balanço e da Demonstração do Resultado através do tempo. Na sua elaboração, consideramos o primeiro período como base 100, e apuramos o percentual de evolução dos períodos seguinte.
-A análise horizontal pode ser do tipo “base fixa” ou “base móvel”.
-Base fixa: todos os percentuais se referem ao primeiro ano.
-Base móvel: o percentual se refere ao ano anterior.
Análise horizontal ou análise de evolução tem por objetivo o estudo das contas que compõem as demonstrações contábeis ao longo de dois ou mais exercícios sociais, por meio de cálculos de números índices, com a finalidade principal de verificar a evolução de cada conta ou grupo de contas de forma isolada em relação a um determinado exercício social tomado como base, a fim de caracterizar tendências.
-
Teve um incremento, ou seja, teve uma EVOLUÇÃO, então é análise HORIZONTAL e não VERTICAL
Guiados por Deus, ninguém me segura, de fuzil na mão e a pistola na cintura...seguimos na luta
-
Na análise vertical, é uma relação de contas diferentes, porém do mesmo tipo, ou seja, as contas precisam ser todas da Demonstração do Resultado ou todas do Balanço patrimonial, senão não é uma análise vertical porque misturou contas de diferentes demonstrações
Já na análise horizontal o que é analisado é apenas uma mesma conta ao longo do tempo.
Veja que na questão, a empresa constatou um aumento de vendas de 5%, ou seja,foi feita análise da conta vendas isoladamente, análise horizontal. E o lucro também aumento em 12% , essa é uma comparação com lucro anterior, então foi uma análise horizontal. Não houve um valor indicando uma relação entre esses dois aumentos das contas Vendas e Lucros, ambas contas de resultado,porque se tivesse seria uma análise vertical de contas de resultado e não horizontal
GAB. ERRADO
-
A
Análise Horizontal ou histórica tem por objetivo identificar a
evolução ou o desempenho dos diversos grupos de contas ou contas que
compõem as demonstrações analisadas.
Por
outro lado, a Análise Vertical consiste no estudo e comparações
de contas e subgrupos dentro da própria demonstração analisada.
Identifica-se o percentual de participação de cada item
da Demonstração em relação a um grupo ou ao todo dentro de um período
específico.
Nessa
questão, há uma análise da evolução das vendas e do lucro, entre um
período e outro. Então, estamos diante de uma Análise Horizontal.
Fonte:
VELTER,
Francisco; MISSAGIA, Luiz. Contabilidade de Custos e Análise de Demonstrações
Contábeis.
Gabarito
do Professor: ERRADO.