-
Errado
c. Apropriação Mensal dos Encargos ao Longo do Período
Cada parcela relativa aos encargos financeiros deve ser apropriada até o final de cada mês, conforme o regime de competência, independentemente de seu pagamento. Dessa forma, deve ser realizada uma baixa no saldo contábil da conta retificadora de passivo que representa os encargos financeiros a apropriar. A contabilidade deve demonstrar o valor real da dívida contratada até então, a qual equivalerá ao valor do principal somado à parcela de encargos financeiros reconhecidos.
Mcasp
Erros avisem-me
-
MCASP, PCASP, LSA, LRF ==> Adotam INTEGRALMENTE o Regime de COMPETÊNCIA, e não de caixa.
Bons estudos.
-
MCASP!!!
É apropriada ao fim de cada mês, por competência independente de pagamento.
-
Essa questão versa sobre escrituração contábil de operações de crédito e, mais especificamente, sobre a parcela de encargos financeiros.
Diferentemente do que diz a questão, e segundo o MCASP, 8ª ed., pág. 304, cada parcela relativa aos encargos financeiros deve ser apropriada até o final de cada mês, conforme o regime de competência, independentemente de seu pagamento. Dessa forma, deve ser realizada uma baixa no saldo contábil da conta retificadora de passivo que representa os encargos financeiros a apropriar. A contabilidade deve demonstrar o valor real da dívida contratada até então, a qual equivalerá ao valor do principal somado à parcela de encargos financeiros reconhecidos.
Assim, o item está errado.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
A periodização do reconhecimento dos juros depende do período da taxa de juros. Se a taxa de juros for mensal, o reconhecimento é mensal, se a taxa de juros for anual, o reconhecimento é anual. Portanto, a apropriação dos juros independe do seu pagamento.