A cadeia de valor do serviço fornece um modelo operacional para a criação, entrega e melhoria contínua de serviços. É um modelo flexível que define seis atividades principais que podem ser combinadas de várias maneiras, formando vários fluxos de valor. A cadeia de valor do serviço é flexível o suficiente para ser adaptada a várias abordagens, incluindo DevOps e TI centralizada. A adaptabilidade da cadeia de valor permite que as organizações reajam às mudanças nas demandas de seus stakeholders da maneira mais eficaz e eficiente.
A flexibilidade da cadeia de valor do serviço é ainda mais aprimorada pelas práticas ITIL. Cada prática ITIL oferece suporte a várias atividades da cadeia de valor de serviço, fornecendo um conjunto de ferramentas abrangente e versátil.
ITIL 4 - pág 14
Obs: O ITIL v4, por ser um assunto novo, não tem muito material bom em portugues. Assim, não tô estudando por material de cursinho e nem de internet, To com o livro official aqui em ingles e fazendo minha propria traducao na mão, no meu proprio entendimento(aproveito e melhoro meu ingres!!!). Fique à vontade pra se pirulitar e nao ler a postagem (Aviso especialmente pros gnutellas/tik tok)
[1]
A Cadeia de Valor de Serviços prove um modelo de operacao para criacao, entrega, e melhoria continua. É um modelo flexivel q define 6 atividades chaves q podem ser combinadas de diversas formas para formar multiplos fluxos de valor, e é flexivel o bastante para ser adotada em multiplas abordagens, indluindo, DevOps e TI centralizadas.
Fonte:
[1] Itil, V4, Livro Official (tradução livre by CQN)