A questão é bastante difícil pois demanda conhecimento de História Geral – no caso acerca do período da antiguidade clássica - de características e terminologia religiosa assim como de história da Igreja Católica e fundamentos de Filosofia. Na verdade é uma questão que mescla, de forma bastante bem feita – e sutil – conceitos e conhecimentos de várias Ciências Sociais.
No entanto, demanda detalhes históricos que, vida de regra, não são destacados no Ensino Médio
O pequeno trecho apresentado na entrada da questão é retirado do livro dos Atos dos Apóstolos, último livro da Bíblia cristã pois refere-se à vida dos apóstolos em sua função de expansão da fé cristã dentro e fora das fronteiras do Império Romano.
Cabe a leitura atenta do trecho e das alternativas apresentadas, buscando relacionar uma a uma à cena brevemente descrita no trecho. Atenção ao fato de que não é citado apenas o cristão Paulo na cena, mas também “judeus e prosélitos" (pessoas que foram convertidas para uma nova religião, doutrina, ideologia, filosofia ou causa, mesmo sem haver interesse inicial para esta conversão) , além de “filósofos epicureus e estoicos".
Os conhecimentos necessários à interpretação da questão dependem das cadeiras de Ciências Sociais do Ensino Médio. A questão pede que seja apontada a característica ( do início da chamada Era Cristã) que a cena descrita apresenta.
A) INCORRETA_ Não está expresso o culto ao imperador, o que estava cada vez mais em desuso .
B) INCORRETA- A cena apresenta, ao contrário, debates
C) INCORRETA- O trecho não aponta para a proibição do proselitismo. Ao contrário, há a citação do mesmo.
D) CORRETA – A cena aponta para a ideia de diversidade religiosa na medida em que são citados judeus e prosélitos.
E) INCORRETA- Não há citação de monoteísmo tampouco de alguma interferência do Estado.
Gabarito do Professor: Letra D.