SóProvas


ID
5043865
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Transferência em psicoterapia de grupo: conceito e importância

Leonardo H. C. Barros, 2015 (trecho adaptado).


Muitos dos relacionamentos interpessoais mal adaptados baseiam-se nas distorções surgidas nas experiências primordiais de desenvolvimento. Diante dessa constatação, alguns grupanalistas que refletiam sobre como ocorre a atmosfera e o clima familiar-familial proporcionados pela grupoterapia facilitam a experimentação e a expressão de sentimentos de transferência. 

Ao estudar grupos, nos deparamos com a realidade grupal que remete à realidade do grupo primordial, em que os membros podem ter o mesmo tipo de comportamentos e reações que tenham tido melhor aceitação na infância, com seus familiares. 

Sabemos que a transferência traz consigo o indicador que aponta a proximidade do conflito inconsciente. Anna Freud acentuou que as fantasias transferenciais têm, amiúde, suas fontes nas relações objetais do início da vida. Essas fantasias possuem um valor incomparável como meio de proporcionar informações sobre as experiências emocionais passadas do paciente.

(JORNAL de PSICANÁLISE 48 (88), 81-94. 2015; Transferência em psicoterapia de grupo de orientação analítica. Fonte: https://bit.ly/2UMWD2n)

Leia o texto 'Transferência em psicoterapia de grupo: conceito e importância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Ao refletir sobre como ocorre a transferência, alguns pesquisadores afirmam que a atmosfera e o clima familiar proporcionados pela ludoterapia tolhem a experimentação e a expressão de sentimentos de transferência, conforme sugere o texto.

II. O texto procura destacar que, ao estudar os grupos modernos, nos deparamos com uma realidade que remete à realidade do grupo primordial.

III. O texto leva o leitor a concluir que, com o desenvolvimento da teoria e da técnica analítica, vários aspectos sobre a transferência foram abordados e descobertos por Freud. O texto destaca, ainda, que, inicialmente, a transferência era tida como uma resistência ao tratamento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Acredito que erro esteja na assertiva I, ao mencionar que a atmosfera e o clima familiar proporcionados pela ludoterapia tolhem (impede) a experimentação e a expressão de sentimentos de transferência.

  • "III. O texto leva o leitor a concluir que, com o desenvolvimento da teoria e da técnica analítica, vários aspectos sobre a transferência foram abordados e descobertos por Freud. O texto destaca, ainda, que, inicialmente, a transferência era tida como uma resistência ao tratamento."

    A primeira assertiva está errada, ok. Mas essa segunda não faz sentido com o trecho do texto. No texto não há nenhuma menção do Freud abordando ou descobrindo a Transferência, no último parágrafo é explicado que Anna Freud (não é o Freud, é a filha dele) - a partir deste ponto já está errado - é explicitado o valor pragmático da transferência (correto), porém o texto não menciona que a bendita da transferência "era tida como uma resistência ao tratamento"... sinceramente, se esse gabarito estiver correto ter me formado em psicologia foi a pior desgraça da minha vida, parece que 1+1 é 3 segundo o critério de algumas bancas.

  • Eu me sinto muito frustrado com as bancas que fazem provas pra concurso de Psicologia. Você não tem que acertar de acordo com o conhecimento que você adquiriu lendo autores, artigos e textos. Tem que acertar com base no que a banca acha que é correto. Isso é muito chato !