SóProvas


ID
5044000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto ao reconhecimento e à mensuração de itens patrimoniais ativos, julgue o item subsequente.


Considere que uma entidade tenha adquirido um equipamento importante para o desempenho de suas atividades, mas, após algum tempo de utilização desse equipamento, ela tenha concluído que esse ativo teve perda de valor significativamente superior à registrada contabilmente. Nessas condições, a entidade deve reconhecer a perda de valor recuperável desse ativo, utilizando como critérios seu custo e seu valor de mercado, adotando o menor entre os dois.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Outras questões do CESPE sobre o assunto:

    (CESPE - 2018 - FUB) Julgue o item seguinte, com base nos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

    Ao realizar o teste de valor recuperável de um ativo, uma entidade deve reconhecer um ganho sempre que o valor contábil desse ativo estiver maior do que o seu valor recuperável.

    Gabarito: Errado

    (CESPE - 2015 - MPOG) Julgue o item seguinte, relativo ao conceito e à forma de avaliação de itens patrimoniais.

    O teste de recuperabilidade, também chamado de impairment, define que o valor recuperável de um ativo é o menor número absoluto entre o valor justo, líquido de despesas de venda, e o seu valor de uso.

    Gabarito: Errado

    (CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados) No que se refere aos fundamentos de contabilidade, à contabilidade geral e às normas internacionais de contabilidade, julgue os itens a seguir.

    A aplicação do teste de valor recuperável a um ativo ou grupo de ativos de longo prazo visa assegurar que seu valor contábil líquido não seja superior ao seu valor recuperável, definido como o menor valor entre o valor líquido de venda e o valor em uso.

    Gabarito: Errado

    (CESPE - 2014 - PF) Em relação a mensuração de ativos, reavaliação, teste de recuperabilidade, impairment, depreciação, amortização e exaustão, julgue os próximos itens.

    Para a realização do teste de recuperabilidade de um ativo intangível, deve-se considerar que o seu valor recuperável advém da comparação entre o valor justo e o valor em uso, sendo, dos dois, o maior.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2013 - MJ) Considerando os pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens seguintes.

    Para fins de teste do valor recuperável de um ativo, dois valores são considerados para a comparação com o valor contábil: o valor de venda e o valor em uso desse ativo, devendo ser escolhido o maior entre os dois.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2012 - TRE-RJ) O Conselho Federal de Contabilidade e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis são responsáveis pela elaboração das normas contábeis comumente aceitas. Sobre essas normas, julgue os itens que se seguem.

    O valor recuperável é definido como o maior número absoluto entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo ou de unidade geradora de caixa e o seu valor de uso.

    Gabarito: Certo

  • Errado!

    O maior entre valor justo e valor de uso.

  • Gabarito: ERRADO

    O valor recuperável é o MAIOR valor entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e o valor de uso. E não o menor valor, como afirma a questão.

    Nos últimos anos, a Cespe vem cobrando em peso os CPC, infelizmente , visto que são 48 pronunciamentos. Mas tem certos pronunciamentos que a banca mais ama , baseado em questões dos anos mais recentes , listei os principais pronunciamentos e colocarei aqui , como forma de contribuição, para que nós não percamos mais tempos:

    Cpc 00 - Estrutura conceitual

    Cpc 01- Redução ao valor recuperável do ativo 

    Cpc 04- Ativo intangível

    Cpc 06- Operações de arredamento mercantil

    Cpc 16 - Estoques

    Cpc 18 - Investimentos 

    Cpc 25- Provisao , passivo e ativo contigente

    Cpc 26- Demonstrações contábeis

    Cpc 27- Ativo imobilizado 

    Cpc 28- Propriedade para Investimentos 

    Cpc 48 - Instrumentos financeiros

     

    BONS ESTUDOS! 

  • Gab: Errado

    Questão: a entidade deve reconhecer a perda de valor recuperável desse ativo, utilizando como critérios seu custo e seu valor de mercado, adotando o menor entre os dois.

    Ao realizar o teste de valor recuperável de um ativo, uma entidade deve reconhecer uma PERDA sempre que o valor contábil desse ativo estiver maior do que o seu valor recuperável.

    No teste de recuperabilidade:

    Valor contábil MAIOR que o recuperável ---> PERDA!

    Valor contábil MENOR que o recuperável ---> NADA SE FAZ!

  • ERRADO

    Macete para o teste de recuperabilidade:

    Valor contábil > Valor recuperável = PERDA

    Valor contábil < Valor recuperável = Nada faz

    Acho questão misturou os conceitos com relação à mensuração do estoque. Neste caso, é preciso que eles sejam avaliados SEMPRE pelo valor de CUSTO ou VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDO, dos dois O MENOR.

  • ERRADO

    Macete para o teste de recuperabilidade:

    Valor contábil > Valor recuperável = PERDA

    Valor contábil < Valor recuperável = Nada faz

    Acho questão misturou os conceitos com relação à mensuração do estoque. Neste caso, é preciso que eles sejam avaliados SEMPRE pelo valor de CUSTO ou VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDO, dos dois O MENOR.

  • E maior entre o valor justo e valor de uso

  • Gabarito E

    CPC 01

    O teste de recuperabilidade tem como objetivo é apresentar o valor real pelo qual um ativo será realizado.

    Ao final tem-se o valor recuperável, que é o maior (repita-se: maior) valor entre o valor justo líquido de venda de um ativo e seu valor em uso. 

    Após o teste comparamos qual o valor maior: o valor recuperável(VR) ou o valor contábil(VC)?

    Lembrem-se que o valor contábil é o:

    Valor original do ativo

    (-) depreciação, amortização ou exaustão ACUMULADA

    (=) Valor Contábil

    Agora temos 2 situações:

    • 1) Quando o VC for maior que o VR haverá perda.
    • 2) Quando o VC for menor que o VR não faz nada. Nesse caso o VR é maior que o VC.

    Percebam que quando o VR for maior que o VC não faz nada porque é apenas uma suposição de que a Cia irá conseguir realizar o valor daquele ativo. Portanto no balanço fica registrado o VC, que nesse caso é o mais confiável.

    Percebam também que através desse procedimentos vemos a aplicação do princípio da prudência. No qual determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que houver alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

  • O valor recuperável é o MAIOR valor entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e o valor de uso.

    O valor de mercado é o MENOR VALOR entre O valor de custo e o valor de de mercado ( valor realizável, líquido).

  • https://www.youtube.com/watch?v=jIYuvXRz_S8

    EXPLICAÇÃO PARA NUNCA MAIS ERRAR

  • Errado

    Segundo o CPC 01 (R1),

    ''O valor recuperável de uma unidade geradora de caixa é o maior valor entre o valor justo líquido de despesas de venda e o valor em uso. Para o propósito de determinar o montante recuperável de uma unidade geradora de caixa, qualquer referência a “um ativo”, constante dos itens 19 a 57 deve ser lida como referência a “uma unidade geradora de caixa”.

    Assim, o valor recuperável será o maior entre o valor em uso e o valor justo líquido da venda. 

    Segundo o CPC 01 (R1),

    "74. O valor recuperável de uma unidade geradora de caixa é o maior valor entre o valor justo líquido de despesas de venda e o valor em uso. Para o propósito de determinar o montante recuperável de uma unidade geradora de caixa, qualquer referência a “um ativo”, constante dos itens 19 a 57 deve ser lida como referência a “uma unidade geradora de caixa”. Assim, o valor recuperável será o maior entre o valor em uso e o valor justo líquido da venda.

    Complementando:

    perda por desvalorização - reconhecimento e mensuração

    D- perda por desvalorização (despesa)

    C- perda estimada por valor não recuperável (retificadora do ativo)

    perda= valor contábil > valor recuperável (a diferença entre eles é a perda por desvalorização)

    valor contábil deve ser reconhecido pelo ativo reconhecido no balanço menos as depreciações, amortizações ou exaustões.

  • Valor Contábil < Valor Recuperável - Empresa não faz Nada ( Obediência a prudência)

    Valor Contábil > Valor Recuperável - Perda por desvalorização

    D - Perda por desvalorização (D)

    C - Perda por desvalorização (Ret A)

  • Erro da questão: adotando o menor entre os dois.

    Correto seria : adotando perda por teste de recuperabilidade

  • Gabarito: errado

    A lei 6.404/76 demonstra alguns objetivos do teste de recuperabilidade, são eles:

    § 3 A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível, a fim de que sejam:

    I – registradas as perdas de valor do capital aplicado quando houver decisão de interromper os empreendimentos ou atividades a que se destinavam ou quando comprovado que não poderão produzir resultados suficientes para recuperação desse valor; ou

    II – revisados e ajustados os critérios utilizados para determinação da vida útil econômica estimada e para cálculo da depreciação, exaustão e amortização.

    • nenhum ativo pode ser evidenciado no Balanço Patrimonial por valor superior ao valor recuperável pelo uso ou pela venda do ativo.

    VALOR CONTÁBIL = O valor contábil é o montante pelo qual o ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas.

    VALOR RECUPERÁVEL = O valor recuperável, por sua vez, é definido como o maior valor entre o valor líquido de venda do ativo e o valor em uso desse ativo.

    1. O valor líquido de venda é o valor a ser obtido pela venda do ativo em uma transação em condições normais, deduzido das despesas necessárias para que essa venda ocorra.

    1. O valor em uso de um ativo imobilizado é o valor presente dos fluxos de caixa futuros estimados.

    Se Valor Contábil > Valor Recuperável = Perda por desvalorização

  • Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado.

    31. Após o reconhecimento como um ativo, o item do ativo imobilizado cujo valor justo possa ser mensurado confiavelmente pode ser apresentado, se permitido por lei, pelo seu valor reavaliado, correspondente ao seu valor justo à data da reavaliação menos qualquer depreciação e perda por redução ao valor recuperável acumuladas subsequentes. A reavaliação deve ser realizada com suficiente regularidade para assegurar que o valor contábil do ativo não apresente divergência relevante em relação ao seu valor justo na data do balanço.

    errado

  • Se a entidade concluiu que o ativo teve perda de valor significativamente superior à registrada contabilmente, significa que o valor contábil excedeu o valor recuperável.

    Neste caso, reconhece uma perda.

    O valor recuperável é o maior montante entre o valor justo líquido de despesa de venda e o valor em uso.

    gabarito: errado

  • Galera, tenham noção também sobre as fontes de informações que podem indicar desvalorização.. Vamos lá primeiro nas fontes externas:

    • há indicações observáveis de que o valor do ativo diminuiu significativamente durante o período, mais do que seria de se esperar como resultado da passagem do tempo ou do uso normal;
    • mudanças significativas com efeito adverso sobre a entidade ocorreram durante o período, ou ocorrerão em futuro próximo, no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado
    • as taxas de juros de mercado ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos aumentaram durante o período, e esses aumentos provavelmente afetarão a taxa de desconto utilizada no cálculo do valor em uso de um ativo e diminuirão materialmente o valor recuperável do ativo;
    • o valor contábil do patrimônio líquido da entidade é maior do que o valor de suas ações no mercado;

    Agora as fontes internas

    • evidência disponível de obsolescência ou de dano físico de um ativo
    • mudanças significativas, com efeito adverso sobre a entidade, ocorreram durante o período, ou devem ocorrer em futuro próximo, na extensão pela qual, ou na maneira na qual, um ativo é ou será utilizado. Essas mudanças incluem o ativo que se torna inativo ou ocioso, planos para descontinuidade ou reestruturação da operação à qual um ativo pertence, planos para baixa de ativo antes da data anteriormente esperada e reavaliação da vida útil de ativo como finita ao invés de indefinida;
    • evidência disponível, proveniente de relatório interno, que indique que o desempenho econômico de um ativo é ou será pior que o esperado

    Bons estudos a todos!

    Fonte: CPC 01 item 12

  • O teste de recuperabilidade (impairment) consiste no confronto entre o valor contábil de um ativo com seu valor recuperável

    • Valor Contábil: Montante pelo qual o ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas
    • Valor Recuperável: Maior✅ valor entre valor "líquido de venda" do ativo ou *valor em uso* desse ativo

    Lembrando que:

    • Valor contábil < Valor recuperável ▶ Não faz nada. ✅
    • Valor contábil > Valor recuperável ▶ Perda por desvalorização

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Acredito que a quis tentar confundir com a avaliação de estoques, nesse caso deve ser avaliado pelo seu valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois, o menor. (Princípio da prudência)

  • Questão errada.

    Teste de recuperabilidade (Impairment) nada mais é que um teste para avaliar se o ativo está com o valor contábil maior que o valor recuperável. Caso o valor que se espera recuperar com o ativo for maior do que o contabilizado, nada se faz. Porém, quando o valor contábil de fato é maior que o valor recuperável, deve-se reconhecer uma perda com desvalorização.

    D- Despesa com PRVR

    C- PRVR

    E como se calcula o valor recuperável? É esse o conhecimento exigido pela questão em tela: O valor recuperável é dado pelo maior valor entre o valor justo líquido das despesas com vendas e o valor em uso.

    Valor justo líquido das despesas com vendas é o montante que se estima vender menos as despesas incrementais necessárias para a venda.

    E o valor em uso, como o próprio nome já sugere, é o valor que o bem irá gerar de benefícios ao usá-lo.

  • Meu Pai, quanto comentário gigante desnecessário.

    GABARITO: ERRADO.

    Ora, se a entidade concluiu que teve uma perda de valor significativa maior que a registrada, logo o valor contábil excedeu se valor recuperável, reconhecendo-se uma perda.

    Valor recuperável? MAIOR montante entre seu valor justo líquido despesa de venda e o ser valor em uso.

  • Pra entender os CPC's, nada melhor que exemplos práticos. FCC ama cálculos em contabilidade (já serve pra ela também):

    Compra de máquina de fabricar álcool em gel:

    valor de aquisição/custo - R$100.000,00

    (-) Depreciação Acumulada - R$10.000,00

    (=)Valor Contábil = R$90.000,00

    Essa máquina quando em processo de fabricação, gera anualmente R$100.000 de entrada de caixa, mas tem saídas esperadas de R$15.000,00, logo seu valor em uso é de R$R$85.000,00.

    Essa mesma máquina possui valor de mercado (mensuração a valor justo - CPC 46) no valor de R$95.000,00.

    1º. Determinar o Valor Recuperável

    O MAIOR Valor entre o Valor Justo, líquido das Despesas com Vendas e o Valor em Uso

    Valor Justo - R$95.000,00

    Valor em uso- R$85.000,00

    Valor recuperável = R$95.000,00

    2º. Efetuar o Teste

    Comparar o Valor Contábil com o Valor Recuperável

    Valor Contábil - R$90.000,00

    Valor Recuperável - R$95.000,00

    O que Fazer?

    Neste caso não se faz nada, a máquina continua registrada como estava. Não tem nenhum ajuste a fazer porque o Valor Recuperável é MAIOR que o Valor Contábil.

    Por outro lado, se a situação fosse contrária, ou seja, o Valor Contábil MAIOR que o Valor Recuperável, seria feito o Ajuste de Perdas. Usando o mesmo exemplo acima, se o VC fosse de R$98.000,00 (MAIOR que os R$95.000,00 do VR), seria ajustado uma perda no valor de R$3.000,00 (98.000-95.000).

  • 1º. Determinar o Valor Recuperável

    MAIOR Valor entre o Valor Justo, líquido das Despesas com Vendas e o Valor em Uso

  • TESTE DE RECUPERABILIDADE

    É REDUÇÃO DO VALOR de um ativo para saber quanto ele REALMENTE VALE, pois nenhum ativo pode ficar registrado com valores superiores aos benefícios que ele pode gerar.

    O teste de recuperabilidade deve ser realizado:

    (a) anualmente; e

    (b) sempre que exista indícios de que o ativo intangível pode ter perdido valor

    Os ativos que passam pelo teste de recuperabilidade são os ativos que com

    vida útil INdefinida.

     

    > Para saber se meu ativo sofreu perda por desvalorização, devo fazer comparação entre seu valor que está registrado na contabilidade com outros dois valores: VALOR JUSTO e VALOR EM USO. Deve-se escolher um entre os dois, o MAIOR.

  • Quando ocorre uma perda?

    R: Quando o valor recuperável é menor que o valor contábil

    Como descobrir o valor recuperável?

    R: Será o maior valor entre o valor justo líquido de despesas e o valor de uso

    Espero ter ajudado!

  • Gabarito: ERRADO

    Será o maior valor entre os dois, valor em uso e valor justo líquido das despesas de venda.

  • Vr Contábil < ou = Vr Recuperável (MAIOR entre Vr. Uso X Vr. Justo)

    Bons estudos.

  • DIRETO AO PONTO - > O valor recuperável é o MAIOR valor entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e o valor de uso. E não o menor valor, como afirma a questão.

  • Errado

    Teste de imparidade ou impairment foi trazido pela lei 11.637/2007 e trata-se de um instrumento que visa a assegurar que o valor de um ativo (imobilizado ou intangível) não seja superior ao seu valor de uso ou valor justo líquido de despesas de venda.

    ~>Valor justo: é um valor baseado no valor de mercado (cuidado, não é valor de mercado)

    ~>Valor em uso: é o valor presente líquido do intangível ou imobilizado.

    Comparar-se-á o valor contábil do ativo com esses dois valores. Se for menor que ambos ou maior que um deles, nada é feito. Se for maior que os dois, pega-se o maior entre o valor justo líquido de despesas e o valor em uso.

    Obs: Muito cuidado, pois se houver consideração de depreciação no ativo, deve-se deduzir o valor contábil e só aí realizar o teste de imparidade.

  • Gabarito: Errado

    Valor recuperável – valor justo líquido e valor de uso – Dos dois o MAIOR

    CESPE, 2014 - A aplicação do teste de valor recuperável a um ativo ou grupo de ativos de longo prazo visa assegurar que seu valor contábil líquido não seja superior ao seu valor recuperável, definido como o menor valor entre o valor líquido de venda e o valor em uso. (ERRADO)

    CESPE, 2012 - O valor recuperável é definido como o maior número absoluto entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo ou de unidade geradora de caixa e o seu valor de uso. (CERTO)

    CESPE, 2014 - Para a realização do teste de recuperabilidade de um ativo intangível, deve-se considerar que o seu valor recuperável advém da comparação entre o valor justo e o valor em uso, sendo, dos dois, o maior. (CERTO)

    ** NÃO ocorre Ganhos:

    # Valor Contábil MAIOR (>) que o Valor Recuperável = PERDA

    # Valor Contábil MENOR (<) que o Valor Recuperável = NADA FAZ

    CESPE, 2018 - Ao realizar o teste de valor recuperável de um ativo, uma entidade deve reconhecer um ganho sempre que o valor contábil desse ativo estiver maior do que o seu valor recuperável. (ERRADO)

  • Na minha opinião, a questão ao explanar: "Nessas condições, a entidade deve reconhecer a perda de valor recuperável desse ativo, utilizando como critérios seu custo e seu valor de mercado, adotando o menor entre os dois."

    Ela não se refere ao conceito de valor recuperável - maior valor entre valor de uso e v. justo líq de despesa de vendas -, e ,sim, está abordando a lógica de quando se deve aplicar o teste de recuperabilidade por desvalorização - valor contábil MAIOR que o valor recuperável = reduz o valor do ativo para o menor, no caso o valor recuperável.

    Em outras questões, a CESPE já tentou confundir a aplicação do termo "valor recuperável" com "valor de mercado". Observe:

    [CESPE] A existência de um ativo com valor contábil líquido de R$ 100, mas com valor de mercado de R$ 80 implica a contabilização da perda de valor recuperável. G-ERRADO

    Pensando nisso, a questão estaria correta ao fazer as seguintes alterações:

    Considere que uma entidade tenha adquirido um equipamento importante para o desempenho de suas atividades, mas, após algum tempo de utilização desse equipamento, ela tenha concluído que esse ativo teve perda de valor significativamente superior à registrada contabilmente. Nessas condições, a entidade deve reconhecer a perda de valor recuperável desse ativo, utilizando como critérios seu valor contábil e seu valor recuperável, adotando o menor entre os dois.

  • O valor recuperável é o MAIOR valor entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e o valor de uso. 

  • Gabarito = Errado

    Maior valor, deve-se levar em consideração se é mais vantajoso vender ou manter o bem para produção.

  • Valor recuperável de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa é o maior valor entre o valor líquido de venda de um ativo e seu valor em uso.

    Errada.

  • Teste de Recuperabilidade CPC 01

    • Valor em uso
    • Valor para venda
    • DOS DOIS O MAIOR

    (CESPE PF 2014) Para a realização do teste de recuperabilidade de um ativo intangível, deve-se considerar que o seu valor recuperável advém da comparação entre o valor justo e o valor em uso, sendo, dos dois, o maior. (CERTO)

    Também é importante saber

    • Vida útil definida (amortização + teste cpc 01)
    • Vida útil indefinida (não amortiza e faz o teste cpc 01, no mínimo, anualmente, mesmo que não haja indícios de perda)

    O menor valor será usado na mensuração dos estoques, não tem ligação com a questão (só para conhecimento) CPC 16 estoques

    • Valor custo
    • Valor realizável líquido
    • DOS DOIS O MENOR

    (CESPE 2013) Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, devendo-se escolher aquele que for menor. (CERTO)

  • Estoque = valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor

    Recuperabilidade = o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e o valor de uso, dos dois o maior

  • (ERRADO)

    Bizú: Lembre-se da "MA"

    valor recuperável é o MAIOR valor entre o valor Justo e valor Uso;

    (Fonte: autoria própria / meus Maps)

    " Fraudes em concursos públicos prejudicam a meritocracia e a prestação efetiva de serviços públicos de qualidade a quem mais precisa. FISCALIZEM, DENUNCIEM! "

  • Valor recuperável é o maioral(maior).

  • Estoque = valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor

    Recuperabilidade = o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo e o valor de uso, dos dois o maior

  • Errado

    Se o valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação e da perda por redução ao valor recuperável acumuladas for maior que o valor recuperável deve-se constituir uma perda estimada u faz-se um teste de recuperabilidade. Caso contrario não se faz nada

  • No caso, esse método serve para mensuração subsequente do ESTOQUE.

  • sabe como você vai aprender isso? repetição meu amigo, mete a cara e faça muita revisão, e refaça e refaça

  • Errada.

    Para a avaliação de perdas a valor recuperável faz-se o impairment, utilizando como critério o valor em uso ou o valor justo líquido de venda. Adota-se o maior. Lembrar que a comparação é feita com o valor contábil do bem registrado.

  • Teste de recuperabilidade é feito entre o valor de uso ou o valor liquido de vendas, dos dois o maior.

    se for maior que o valor contábil, não faz nada, se for menor que o valor contábil, reconhece uma perda por recuperabilidade de ativo

  • Traduzindo a questão:

    eu tenho uma moto que paguei 10 mil, usei durante 3 anos, quero vender a moto e vou olhar na tabela e o valor de revenda está entre 6 a 8, por quanto você vai vender ?

    pelo maior valor!

    Ao realizar o teste de valor recuperável de um ativo, uma entidade deve reconhecer uma PERDA sempre que o valor contábil desse ativo estiver maior do que o seu valor recuperável.

  • Considere que uma entidade tenha adquirido um equipamento importante para o desempenho de suas atividades, mas, após algum tempo de utilização desse equipamento, ela tenha concluído que esse ativo teve perda de valor significativamente superior à registrada contabilmente. Nessas condições, a entidade deve reconhecer a perda de valor recuperável desse ativo, utilizando como critérios seu custo e seu valor de mercado, adotando o maior entre os dois.

    Gab. Errado!

  • DOS DOIS O MAIOR!!!!

  • Errado.

    Se a entidade concluiu que o ativo teve perda de valor significativamente superior à registrada contabilmente, significa que o valor contábil excedeu o valor recuperável. Neste caso, reconhece uma perda.

    -> O valor recuperável é o maior montante entre o valor justo líquido de despesa de venda e o valor em uso.

  • Considere que uma entidade tenha adquirido um equipamento importante para o desempenho de suas atividades, mas, após algum tempo de utilização desse equipamento, ela tenha concluído que esse ativo teve perda de valor significativamente superior à registrada contabilmente. Nessas condições, a entidade deve reconhecer a perda de valor recuperável desse ativo, utilizando como critérios seu custo e seu valor de mercado, adotando o MAIOR entre os dois.

  • Eu fiz um mnemônico p lembrar...

    P/ me RECUPERAR eu USO um mercado JUSTO: MAIOR(lembrei do mercado Melhor kkkkkk)

    VALOR RECUPERÁVEL: MAIOR valor entre o valor JUSTO(de mercado/de venda) e o valor de USO.

    Na mensuração de estoque é preciso avaliar sempre pelo valor de CUSTO ou VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDO, dos dois o MENOR.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
  • O maior entre os dois

  • Se há indicações observáveis de que o valor do ativo diminuiu significativamente durante o período, mais do que seria de se esperar como resultado da passagem do tempo ou do uso normal a entidade deve aplicar o teste de recuperabilidade no ativo, comparando seu valor contábil com seu valor recuperável.

    Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.

    A perda por desvalorização será reconhecida caso o valor contábil do item exceda seu valor recuperável.

    Com isso, incorreta a assertiva.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C

  • ERRADO

    (CESPE) Considere que uma entidade tenha adquirido um equipamento importante para o desempenho de suas atividades, mas, após algum tempo de utilização desse equipamento, ela tenha concluído que esse ativo teve perda de valor significativamente superior à registrada contabilmente. Nessas condições, a entidade deve reconhecer a perda de valor recuperável desse ativo, utilizando como critérios seu custo e seu valor de mercado, adotando o menor entre os dois. (ERRADO)

    "ela tenha concluído que esse ativo teve perda de valor significativamente superior à registrada contabilmente" o que isso significa?

    Valor Contábil foi MAIOR que o Valor Recuperável = Perda por desvalorização

    ___________

    Para a avaliação de perdas é necessário fazer o Teste de Recuperabilidade:

    Valor justo (valor líquido de venda) ou Valor em uso (dos 2 o MAIOR)