SóProvas


ID
5044039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à mensuração de ativos e passivos do setor público.

Para que reflitam a melhor estimativa corrente, as provisões devem ser reavaliadas mensalmente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    (CESPE - 2015 - STJ - Analista Judiciário - Contadoria) Julgue o item seguinte, acerca do tratamento contábil aplicável a impostos e contribuições e a registro de provisões no setor público.

    As provisões devem ser reavaliadas e ajustadas na data de apresentação das demonstrações contábeis para refletir a melhor estimativa corrente.

    Gabarito: Certo

    Mudanças nas Provisões

    As provisões devem ser reavaliadas na data de apresentação das demonstrações contábeis e ajustadas para refletir a melhor estimativa corrente.

    Se já não for mais provável que seja necessária uma saída de recursos que incorporam benefício econômicos futuros para liquidar a obrigação, a provisão deve ser revertida.

    Quando for utilizada o desconto a valor presente, o valor contábil da provisão aumenta a cada período para refletir a passagem do tempo. Esse aumento deve ser reconhecido como despesa financeira.

    Provisões

    Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), as provisões são obrigações presentes, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços, e que possuem prazo ou valor incerto.

    Uma provisão deve ser reconhecida quando:

    a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;

    b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e

    c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

  • Para que reflitam a melhor estimativa corrente, as provisões devem ser reavaliadas mensalmente. ERRADO

    ___________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição

    12.2.2.2. Mudanças nas Provisões

    As provisões devem ser reavaliadas na data de apresentação das demonstrações contábeis e ajustadas para refletir a melhor estimativa corrente.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 255

  • Errado

    As provisões devem ser reavaliadas na data de apresentação das demonstrações contábeis e ajustadas para refletir a melhor estimativa corrente.

    Quando não houver mais incertezas quanto ao valor e ao prazo de determinado passivo este deixará de ser uma provisão, devendo ser reconhecida a obrigação a pagar correspondente. O valor da obrigação a pagar poderá ser exatamente igual ao valor provisionado, situação na qual haverá o registro de um fato meramente permutativo. Entretanto, o valor da obrigação a pagar poderá ser inferior ou superior ao valor da provisão. Nesses casos, deverá ser registrada uma variação patrimonial diminutivo com a complementação ou uma variação patrimonial aumentativa com a reversão da provisão, respectivamente.

    Mcasp

  • Gabarito: E

    Devem ser reavaliadas na data de apresentação das demonstrações contábeis e ajustadas para refletir a melhor estimativa corrente.

    MCASP

  • COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS

    PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 25

    PROVISÕES, PASSIVOS CONTINGENTES E ATIVOS CONTINGENTES 

    59. As provisões devem ser reavaliadas em cada data de balanço e ajustadas para refletir a

    melhor estimativa corrente...

    GABARITO: E.

  • Questão sobre a mensuração de ativos e passivos do setor público.

    Vamos começar revisando dois termos técnicos importantes e correlacionados, baseados na NBC TSP 03, que nos ajudarão a entender melhor a literalidade da norma técnica: passivo e provisão.

    (1) passivo é uma obrigação presente, derivada de evento passado, cuja extinção deva resultar na saída de recursos da entidade.

    Exemplos: Contas a Pagar, Empréstimos e Financiamentos, etc.

    (2) provisão é um passivo de prazo ou valor incerto.

    Exemplos: Provisão para riscos (prováveis) trabalhistas, fiscais, cíveis, etc.

    Atenção! Perceba que a provisão nada mais é do que um tipo específico de passivo. É um passivo incerto (seja pelo valor, seja pelo prazo de extinção). Para uma obrigação se enquadrar na definição de passivo, não é necessário saber exatamente quando se dará sua extinção, basta cumprir os demais requisitos da definição.

    Nesse contexto, a NBC TSP 03 dispõe:

    "69. Provisões devem ser revisadas na data das demonstrações contábeis e ajustadas para refletir a melhor estimativa no momento. Se não for mais provável que a saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços seja exigida para liquidar a obrigação, a provisão deve ser revertida."

    Feita a revisão, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Para que reflitam a melhor estimativa corrente, as provisões devem ser reavaliadas mensalmente.

    Para que reflitam a melhor estimativa corrente, as provisões devem ser reavaliadas e ajustadas na data de apresentação das demonstrações contábeis. Não é mensalmente, semestralmente ou anualmente.


    Gabarito do Professor: ERRADO.