SóProvas


ID
5044069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos conceitos e das características referentes à auditoria contábil, julgue o item subsequente.


Um dos aspectos que distingue a auditoria interna da auditoria externa é o escopo do trabalho: na primeira, ele é determinado pela gerência; na segunda, pelo conselho de administração.

Alternativas
Comentários
  • O escopo da auditoria externa nada tem a ver com a administração da entidade.

    Pense q o trabalho da auditoria externa estaria totalmente comprometido caso a administração da entidade desse algum "palpite".

    A auditoria interna admite "palpite" pq os objetivos dela condizem com os objetivos da entidade: agregar valor a ela (à entidade).

    Já o objetivo da auditoria externa é aumentar o grau de confiança das demonstrações contábeis por parte dos usuários. Basicamente, ver se todas as demonstrações contábeis estão "certinhas"

  • "extensão dos trabalhos: o escopo dos trabalhos feitos pelo auditor interno normalmente é determinado pela gerência, enquanto a extensão do exame do auditor externo é determinada pelas normas usuais reconhecidas no país ou requeridas por legislação específica;"

    (Auditoria Contábil - Teoria e Prática, Crepaldi)

  • O objetivo da auditoria interna é agregar valor a administração, logo, a sua atuação depende diretamente dos interesses da entidade, que poderá ser representada pela sua gerência respectiva ou diretoria conforme o caso. Já a auditoria externa tem como objetivo gerar confiança para a sociedade, logo, não se submete a interesses da entidade, mas aos regramentos específicos: normas de auditoria e legislação contábil em geral.

    Resposta: errado 

  • Gab. E

    Basta lembrar que a auditoria externa é realizada por auditores independentes, que não possuem relação com a empresa auditada, para atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras, tendo como escopo regulamentos e normas, como as NAT.

    Assim, se o escopo da auditoria externa fosse determinado pelo conselho de administração, haveria comprometimento da imparcialidade e independência da auditoria. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Enquanto o escopo da Auditoria Interna é elaborarado pela ADM da empresa, o escopo da Auditoria Externa é determinada pelas normas de Auditorias.

  • Um dos aspectos que distingue a auditoria interna da auditoria externa é o escopo do trabalho: na primeira, ele é determinado pela gerência; na segunda, pelo conselho de administração. errado

    O escopo da Auditoria Externa é determinada pelas normas de Auditorias.

    Bendito serás!!

  • Mas o ato ilícito não é o OBJETO da obrigação de indenizar. O objeto será a indenização em si, não?