SóProvas


ID
5044105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em determinado trabalho, o auditor recebeu carta de responsabilidade da administração, a qual afirmava que todos os documentos que tinham sido gerados e recebidos dos fornecedores estavam revestidos de total idoneidade e haviam sido encaminhados para a elaboração da escrituração contábil. 

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item, a respeito do relatório de auditoria e dos aspectos técnicos e legais a ele relacionados.


Caso o auditor identifique evidências de perda de um fornecedor essencial e conclua que há evidências de riscos na continuidade normal das atividades da entidade, o relatório de auditoria deverá ser emitido com ressalva, devido a esse achado.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 570

    22. Se for feita divulgação adequada da incerteza relevante nas demonstrações contábeis, o auditor deve expressar uma opinião não modificada e o relatório do auditor deve incluir uma seção separada sob o título “Incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional” para (ver itens A28 a A31 e A34):

    (a) chamar a atenção para a nota explicativa às demonstrações contábeis que divulga os assuntos especificados no item 19; e

    (b) declarar que esses eventos ou condições indicam que existe incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade e que a opinião do auditor não está ressalvada em relação a esse assunto.

    23. Se não for feita divulgação adequada de incerteza relevante nas demonstrações contábeis, o auditor deve (ver itens A32 a A34):

    (a) expressar uma opinião com ressalva ou adversa, conforme apropriado, de acordo com a NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente; e

    (b) na seção Base para opinião com ressalva (adversa) do relatório do auditor, declarar que existe incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade e que as demonstrações contábeis não divulgam esse assunto de forma adequada.

  • Errado. A entidade não dibvulgou de maneira fidedigna essa informação e, portanto, a opinião do auditor será com ressalva ou adversa, com a fundamentação aparecendo na seção base para opinião (e não na seção IRCO).

  • Risco a continuidade analise ênfase

  • Se auditor encontrar uma INCERTEZA RELEVANTE:

    Se adequadamente divulgada nas DC: emite opinião não modificada (sem ressalvas), com seção de incertezas relevantes.

    Se não adequadamente divulgada nas DC: opinião com ressalva ou adversa com seção base para opinião.

    Gabarito: Errado.

    Como os relatórios contábeis informavam adequadamente sobre a situação o auditor deve emitir opinião não modificada e incluir uma seção de incertezas relevantes.

    O erro da questão é: o relatório de auditoria deverá ser emitido com ressalva. Deve ser SEM RESSALVAS.

  • Caso o auditor identifique evidências de perda de um fornecedor essencial e conclua que há evidências de riscos na continuidade normal das atividades da entidade, o relatório de auditoria deverá ser emitido com ressalva, devido a esse achado(ERRADO)

    NBC TA 570

    É feita divulgação adequada da incerteza relevante nas demonstrações contábeis:

     

    22.    Se for feita divulgação adequada da incerteza relevante nas demonstrações contábeis, o auditor deve :

    --> expressar uma opinião não modificada;

    --> relatório do auditor deve incluir uma seção separada sob o título “Incerteza relevante relacionada com a continuidade operacional.

  • Vamos analisar a questão.

    Com os dados fornecidos pelo enunciado, é possível inferir que o candidato deve demonstrar conhecimentos acerca da Resolução CFC n.º 820, de 17 de dezembro de 1997, que aprovava a NBC T 11 – Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.

    Segundo esta norma, quando o auditor constatar que há evidências de riscos na continuidade normal das atividades da entidade, ele “deverá, em seu parecer, mencionar, em parágrafo de ênfase, os efeitos que tal situação poderá determinar na continuidade operacional da entidade, de modo que os usuários tenham adequada informação sobre a mesma".

    Esta análise seria suficiente para determinar que o item está errado.

    Entretanto, cabe ressaltar, que esta resolução foi revogada pela Resolução CFC n.º 1.203/09 - D.O.U. de 03/12/2009.

    Desta forma, utilizando um normativo vigente, outro raciocínio que pode ser utilizado na questão é por meio da NBC TA 570 – Continuidade Operacional, do Conselho Federal de Contabilidade.

    Porém, convém destacar que determinados pontos relativos à incerteza não estão explícitos no enunciado. Conforme o enunciado, é possível inferir que não foi feita divulgação adequada da incerteza significativa nas demonstrações contábeis, pois apesar de os documentos terem sido encaminhados para a elaboração da escrituração contábil, o auditor identificou evidências de perda de um fornecedor essencial.

    Sendo assim, de acordo com a norma, o auditor deve “expressar uma opinião com ressalva ou adversa, conforme apropriado" e na seção Base para Opinião com Ressalva (Adversa) do relatório do auditor, “declarar que existe incerteza significativa que pode levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade e que as demonstrações contábeis não divulgam esse assunto de forma adequada".


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Gab. E

    No caso de incerteza relevante existem 2 hipóteses:

    1- As incertezas foram divulgadas nas demonstrações contábeis de forma adequada: Nesse caso, o auditor emite um relatório sem ressalvas. Além de incluir no relatório uma seção separada com o título "incerteza relevante".

    Não é o caso da questão, uma vez que a Administração afirma estar tudo "Ok" e o auditor identifica distorções.

    2- As incertezas não foram divulgadas nas demonstrações contábeis de forma adequada: Nessa caso, o auditor deve emitir um relatório com ressalvas ou adverso e uma seção base para opinião.

    É o caso da questão, no entanto, a questão afirma que o auditor deverá emitir um relatório com ressalva, sendo que na verdade pode ser tanto com ressalva ou adverso.

    Outra forma de responder a questão:

    NBC T 11 NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE

    11.10.1.6. Quando constatar que há evidências de riscos na continuidade normal das atividades da entidade, o auditor deve, em seu parecer, mencionar, em parágrafo de ênfase, os efeitos que tal situação pode determinar na continuidade operacional da entidade, de modo que os usuários tenham adequada informação sobre a mesma.

  • o Auditor encontrou PERDA e CONCLUIU que há EVIDÊNCIAS.. nesse caso o relatório deveria ser COM RESSALVA.. Fiquei sem entender..
  • qual deveria ser o texto para a resposta ser correta?

  • Penso que a questão não deixa claro "se foi feita divulgação adequada de incerteza relevante nas demonstrações contábeis". Uma vez que se for divulgado, o auditor emite uma opinião não modificada. Caso não tenha sido divulgado, o auditor deve emitir uma opinião com ressalva ou adversa. Alguém compreendeu dessa mesma forma?