SóProvas


ID
5044522
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, afirmou que o governo estuda flexibilizar algumas das medidas de isolamento até o fim de abril, desde que haja respaldo da ciência.

A declaração foi dada em entrevista à rede britânica BBC, em meio à tendência de desaceleração da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no país, onde o balanço oficial contabiliza cerca de 140 mil casos e 17,6 mil mortes.

"Precisamos escolher setores que possam recomeçar sua atividade. Se os cientistas confirmarem isso, podemos começar a relaxar algumas das medidas já no fim deste mês", disse.

As restrições à circulação entraram em vigor em 10 de março, enquanto o veto a atividades produtivas não-estratégicas passou a valer no fim do mês passado. As medidas ficam em vigor ao menos até 13 de abril, mas a declaração de Conte aponta para uma nova prorrogação. Segundo informações de bastidores, a chamada "fase 2" da pandemia deve se desenvolver em duas etapas: a primeira seria de pequenas aberturas para as atividades produtivas; e a segunda seria com regras mais flexíveis para a circulação de pessoas.

A ANSA apurou que o comitê técnicocientífico que assessora o governo na crise já estaria preparando um mapa com o nível de risco de todas as atividades produtivas para indicar quais poderiam ser retomadas. As empresas seriam divididas em três categorias: risco baixo, médio e alto, sendo que cada uma comportaria medidas e níveis de distanciamento específicos.

Com a desaceleração do ritmo de contágio, a Itália busca agora zerar o número de novos casos por dia, o que fará o país ganhar tempo para resolver a carência de testes para diagnósticos e formar um cenário mais preciso do tamanho da pandemia - a própria Defesa Civil admite que o número real de casos pode ser 10 vezes maior que o divulgado.

(PRIMEIRO-MINISTRO prevê reabertura da Itália ainda em abril. Terra. 2020. Disponível em:<https://www.terra.com.br/noticias/coronavirus/primeiro-ministro-preve-reabertura-daitalia-ainda-emabril,3fa96e2a017ac456f0ccd870b9efc4cb8n86qzef.html>.

Quanto ao uso de pronome possessivo, indique a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esta questão.

  • Tbm não

  • Pintei-me as unhas.

    Verbos Reflexivos - ação praticada pelo sujeito ocorre no próprio sujeito,

  • nem eu.

  • temos duas opções :

    1. Pintei-as
    2. Pintei minhas unhas.

    Observar o as e minhas correspondem a unhas .

  • CUIDADO

    A questão não possui gabarito. Os comentários que "corrigem" a questão estão em sua totalidade incorretos.

    A) Minha prima se casou ontem.

    Correta. Não há incorreções no uso da forma pronominal possesiva.

    B) Pintei as minhas unhas.

    Correta. Não há incorreções no uso da forma pronominal possesiva. Existe uma RECOMENDAÇÃO para a não utilização de artigos definidos antes de pronomes possesivos. Tal recomendação, feita de forma a dar leveza à construção, não tem força de norma gramatical e não tem condão de invalidar a alternativa presente.

    Percebam que, em construções nas quais o objeto vem acompanhado de pronome possesivo, desnecessária é a utilização de artigo definido, vez que tal função, de particularizar o objeto, é plenamente atendida pelo respectivo pronome.

    "Lavei meu carro"

    "Lavei o meu carro"

    Em ambas as construções, sabe-se exatamente de qual carro se está falando, motivo pelo qual não é necessário utilizar-se do artigo definido, que não cumpre qualquer função.

    C) Nossa casa é grande.

    Correta. Não há incorreções no uso da forma pronominal possesiva.

    D) Seu pai é idoso.

    Correta. Não há incorreções no uso da forma pronominal possesiva.

    E) Meu filho completou dois anos.

    Correta. Não há incorreções no uso da forma pronominal possesiva.

    Questão sem gabarito

  • nunca nem vi

  • Acertei, mas achei absurda. A unica justificativa pode estar dentro da coesão referencial de um texto, mais especificamente em elementos exofóricos (dêitica), ou seja um elemento faz referência a outro fora. Comumente é encontrado em falas e charges:

    • Amanhã eu faço aniversário! (Eu quem?)
    • Eu te amo! (Eu quem? Ama quem?)
    • Pintei as minhas unhas. (Quem pintou?)

    Ou seja, dizer "Pintei as unhas" pressupõe que a pessoa tenha pintado as próprias unhas. Enfim, ainda sim, a questão é absurda!