-
5.2.6 Cronograma físico-financeiro Na composição do projeto básico, deve constar também o cronograma físico financeiro com as despesas mensais previstas para serem incorridas ao longo da execução da obra ou serviço. Esse cronograma auxiliará na estimativa dos recursos orçamentários necessários ao longo de cada exercício financeiro.
O cronograma físico-financeiro deve ser elaborado de forma que sirva de balizador, em fase posterior, para a análise das propostas apresentadas pelas empresas participantes do certame licitatório. Importa destacar que, após o início das obras, sempre que o prazo e as respectivas etapas de execução forem alterados, há a necessidade de se adequar o cronograma físico-financeiro, de modo que esse sempre reflita as condições reais do empreendimento.
Fonte: https://portal.tcu.gov.br/data/files/1E/26/8A/06/23DEF610F5680BF6F18818A8/Obras_publicas_recomendacoes_basicas_contratacao_fiscalizacao_obras_edificacoes_publicas_4_edicao.PDF
-
Obras Públicas - TCU
5.2.6 Cronograma físico-financeiro
Na composição do projeto básico, deve constar também o cronograma físico-financeiro com as despesas mensais previstas para serem incorridas ao longo da execução da obra ou serviço. Esse cronograma auxiliará na estimativa dos recursos orçamentários necessários ao longo de cada exercício financeiro.
O cronograma físico-financeiro deve ser elaborado de forma que sirva de balizador, em fase posterior, para a análise das propostas apresentadas pelas empresas participantes do certame licitatório.
Importa destacar que, após o início das obras, sempre que o prazo e as respectivas etapas de execução forem alterados, há a necessidade de se adequar o cronograma físico-financeiro, de modo que esse sempre reflita as condições reais do empreendimento.
-
Especificamente, o cronograma
físico-financeiro é um elemento de fundamental importância para o
planejamento e gestão de obras. Ele é responsável por discriminar os
desembolsos no decorrer do tempo de execução proposto pelo projeto, isto é, ao
longo do cronograma.
Com base no cronograma
físico-financeiro, é possível sabe qual o custo necessário em cada etapa da
obra e, com isso, realizar o planejamento dos recursos.
Além disso, o cronograma
físico-financeiro constitui uma excelente ferramenta de controle, pois
pode-se comparar aquilo que está sendo executado e gasto, e o respectivo tempo,
com os custos e os prazos planejados. Por meio dessa comparação, verifica-se se
obra está em dia, atrasada ou adiantada.
Assim, caso haja alguma
mudança no orçamento ou no cronograma, é preciso que o cronograma
físico-financeiro seja adequado para refletir as condições reais do
empreendimento. Portanto, a afirmação da questão está
correta.
Gabarito do professor: Certo.