SóProvas


ID
5045062
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estoques são constituídos por uma variedade de mercadorias, e por isso necessitam de inventários físicos para que a gestão se torne eficiente para a empresa. O tipo de inventário que controla as vendas no final de cada período e não de modo imediato é o inventário:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    No inventário periódico (ou geral/anual), efetua-se a contagem de todos os itens em determinados períodos. Quando essa rotina é realizada no encerramento do exercício fiscal (o que é comum), o inventário é também chamado de geral.

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de inventários que podem ser usados pelas organizações. A alternativa a ser marcada como correta deverá conter o tipo de inventário que controla as vendas no final de cada período e não de modo imediato. Vamos lá.

    Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, que permitirá, dentre outros:

    1. o ajuste dos dados escriturais de saldos e movimentações dos estoques com o saldo físico real nas instalações de armazenagem;
    2. a análise do desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado através dos resultados obtidos no levantamento físico;
    3. o levantamento da situação dos materiais estocados no tocante ao saneamento dos estoques;
    4. o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos; e
    5. a constatação de que o bem móvel não é necessário naquela unidade.

    Os tipos de Inventários Físicos são, de acordo com a IN/205:

    • Anual/periódico – nele ocorre a contagem de todos os itens em determinados períodos. É destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício - constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
    • Inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade.
    • Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
    • De transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora.
    • De extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora.

    Após verificarmos os tipos de inventários, concluímos que a alternativa "C" é a correta, o enunciado remete ao inventário anual ou periódico.

    GABARITO: C

    Fonte: Instrução Normativa n° 205/1988

  • Periodico - Esse método, como o próprio nome indica, é feito periodicamente, em intervalos (mensal, bimestral, trimestral ou anual, conforme o interesse da companhia). Por meio dele, realiza-se a gestão de estoque com base no número de itens, apurando o custo de fabricação. 

    Permanente - O inventário permanente acontece de modo mais minucioso do que o periódico. Isso porque ele gerencia o estoque de modo individualizado e imediato. Logo, o monitoramento de toda entrada e saída de mercadorias é realizado tanto em termos de quantidade como de valores. 

  • O tipo de inventário que controla as vendas no final de cada período e não de modo imediato é o inventário.... PERIÓDICO.