SóProvas


ID
5045299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O orçamento de uma licitação serve de referência para a administração fixar os critérios de aceitabilidade de preços (total e unitários) no edital, sendo a principal referência para a análise das propostas das empresas participantes na fase externa do certame licitatório. Com relação à elaboração de orçamento público para a realização de obras e serviços, julgue o item que se segue.


O custo indireto de uma obra é obtido pelo somatório do produto quantitativo × custo unitário de cada um dos serviços necessários para a execução do empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • E

    Na verdade, trata-se do CUSTO DIRETO que consiste no resultado da soma de todos os custos unitários dos serviços necessários multiplicados pelas respectivas quantidades.

  • Isso é Direito Financeiro?

  • O custo é, por definição, um desembolso associado ao produto final. Para efeitos de gestão, costuma-se separar o custo em direto e indireto.

     

     O custo direto trata-se do custo facilmente identificado e quantificado, sendo diretamente relacionado com o produto final. Como exemplos de custos diretos citam-se a matéria-prima e a mão de obra direta. Tais custos consistem no somatório dos produtos entre os quantitativos e os respectivos custos unitários de cada material/serviço necessário para a execução da obra.

     

    Por sua vez, o custo indireto caracteriza-se pela dificuldade em ser quantificado. Por essa razão, comumente ele é atribuído ao produto por meio de técnicas de rateio. Além disso, o custo indireto não se relaciona diretamente com o produto final. Como exemplo de custos indiretos cita-se a energia elétrica consumida no canteiro.

     

    Portanto, a afirmativa da questão está errada. Ela apresenta a definição do custo direto e não do indireto.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.