SóProvas


ID
5045323
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mogi Mirim - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Estônia tem governo quase 100% digital


    A menor das três repúblicas bálticas, a Estônia é hoje considerada um dos grandes laboratórios do mundo em matéria de digitalização e transparência de dados. Lá, apenas três serviços ligados ao governo ainda demandam a presença física de seus cidadãos. Casamentos, divórcios e transferências de titularidade de um imóvel ainda requerem uma testemunha juramentada. Todo o resto pode ser feito pela internet, incluindo criar uma conta em banco, abrir uma empresa ou até mesmo escolher representantes políticos.
    Dos 1,3 milhão de estonianos, 99% possuem uma espécie de RG digital, um documento com um chip que lhes garante acesso a mais 500 serviços do governo, incluindo acesso ao sistema de saúde e ao transporte público.
    Primeiro a vantagem. O sistema, de fato, torna todos os processos públicos muito mais rápidos. Na Estônia, é possível abrir uma empresa em impressionantes 15 minutos. Uma conta em banco leva um pouco mais de tempo: 24 horas. Sem contar o acesso ao amplo sistema de benefícios estatais. A saúde é pública, o transporte é grátis e, com o documento digital, o governo subsidia até a compra de medicamentos na farmácia – o benefício pode chegar a 50%.
     Agora, a desvantagem. Todas as vezes que um estoniano saca seu RG digital para um serviço, ele registra a movimentação na rede estatal, que passa a ter a posse da informação. Além disso, em tese, qualquer cidadão pode consultar os dados de outro estoniano, mediante solicitação prévia e intermediação do governo.
    O Estado* acompanhou a consulta no perfil do primeiro ministro da Estônia, Jüri Ratas. Viu seus três imóveis, onde estão e quanto custam. “Está tudo aqui, é só consultar”, afirma a funcionária do governo digital da Estônia, Harle Pihlak. Assunto polêmico? Não para os locais. Segundo o cientista de computação Edilson Osorio, que mora há dois anos naquele país, os estonianos não se preocupam com a privacidade, mas “os estrangeiros ficam ressabiados com tanta exposição”.

(Renato Jakitas. O Estado de S. Paulo, 01.03.2020. Adaptado)
*Jornal o Estado de S.Paulo. 

É correto afirmar que o texto selecionado

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A" está correta.

    A "B" está errada porque um cidadão não tem livre acesso aos dados de outro cidadão, sem qualquer entrave. No texto diz que qualquer cidadão pode consultar os dados de outro estoniano, mediante solicitação prévia e intermediação do governo.

  • Não dá pra saber qual é o texto selecionado

  • A) tem por objetivo destacar aspecto inovador da sociedade estoniana no que concerne à aplicação da informática a serviço da vida pública. Correto.

    B) esclarece que uma das desvantagens do sistema implantado é o acesso livre e sem entraves que um cidadão pode ter aos dados de outro cidadão. No segundo período do quarto período do quarto parágrafo o texto diz que qualquer cidadão pode consultar os dados de outro estoniano, mediante solicitação prévia e intermediação do governo.

    C) evidencia a validade do sistema digital, visto que, apesar da relutância de funcionários, a imprensa pôde acessar informações pessoais sobre o primeiro ministro. O texto não afirma nada sobre a relutância de funcionários, muito pelo contrário, é com a ajuda de um desses funcionários que a jornalista do "Estado de São Paulo" consegue as informações sobre o primeiro ministro.

    D) informa que parte significativa dos estonianos possui o RG digital, por ora, restrito aos serviços de tramitação de documentos oficiais. Dos 1,3 milhão de estonianos, 99% possuem uma espécie de RG digital, um documento com um chip que lhes garante acesso a mais 500 serviços do governo, incluindo acesso ao sistema de saúde e ao transporte público.

    E) aponta vantagens do sistema digital que autoriza, em questão de minutos, a entrada de novos clientes na rede bancária do país. Uma conta em banco leva um pouco mais de tempo: 24 horas.

  • É correto afirmar que o texto selecionado

    a) tem por objetivo destacar aspecto inovador da sociedade estoniana no que concerne à aplicação da informática a serviço da vida pública [?].

    GAB. LETRA A.

    ----

    O cidadão comum, vai-se dizer, é o exemplo daquele que tem apenas vida privada. O político é aquele que tem basicamente vida pública - mas tem, também, vida privada.

    Fonte: https://www.migalhas.com.br/coluna/abc-do-cdc/327814/intimidade--vida-privada-e-vida-publica

  • Para assinalar a alternativa correta nessa questão, o candidato necessitava de uma boa capacidade de leitura e interpretação de texto. Assim, é preciso fazer uma análise das alternativas. Nesse sentido, logo na letra A temos uma afirmação que faz jus a tudo o que o texto defende, já que, de fato, ele destaca o quão inovadora é a maneira como a informática é aplicada a serviço da vida pública naquele país. Logo, a letra A é a alternativa correta. No entanto, é preciso entender o que há de equivocado nas outras opções.

    A letra B falta com a verdade pelo detalhe de afirmar que é livre e sem entraves o acesso que um cidadão pode ter aos dados de uma outra pessoa. Isso é um erro porque tal acesso se dá somente mediante solicitação prévia e com intermediação do governo, conforme consta no último período do penúltimo parágrafo do texto. A letra C está incorreta por afirmar que, houve relutância dos funcionários quando a imprensa solicitou acesso aos dados do primeiro ministro. Isso porque os três períodos que iniciam o bloco final do texto mostram o quão facilmente o Jornal O Estado de São Paulo acessou esses dados, inclusive frisando uma frase da funcionária do governo ao liberar a permissão de consulta.

     Partindo para a letra D, esta erra ao dizer que o RG Digital está restrito aos serviços de tramitação de documentos oficiais, já que tal documento dá acesso a mais de 500 serviços governamentais, conforme consta no segundo parágrafo. Finalmente, a alternativa E está equivocada porque a entrada de novos clientes da rede bancária da Estônia não se dá em questão de minutos, mas sim em 24 horas. Isso de acordo com o quarto período do terceiro parágrafo do texto.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • Visto que muitas pessoas marcaram a letra B, vamos analisa-la

    esclarece que uma das desvantagens do sistema implantado é o acesso livre e sem entraves que um cidadão pode ter aos dados de outro cidadão.

    Parte do texto:

    Agora, a desvantagem. Todas as vezes que um estoniano saca seu RG digital para um serviço, ele registra a movimentação na rede estatal, que passa a ter a posse da informação. Além disso, em tese, qualquer cidadão pode consultar os dados de outro estoniano, mediante solicitação prévia e intermediação do governo.

    Não é só sair "puxando os documentos dos outros", por meio disto torna a letra B errada.