SóProvas


ID
5046727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação aos medicamentos utilizados em cardiopatas, julgue o item seguinte.


A losartana é contraindicada a pacientes com diabetes melito que façam uso de alisquireno.

Alternativas
Comentários
  • O alisquireno é um medicamento inibidor direto da renina. Essa classe de medicamento não pode ser combinada com inibidores da ECA e com bloqueadores do receptor de angiotensina II (losartana) em pacientes diabéticos ou com doença renal.

  • CERTO

    Interações perigosas do alisquireno (Rasilez; Novartis)

    contraindicação da associação de alisquireno com ARA II (LOSARTANA) ou IECA em pacientes com diabetes em razão do risco de comprometimento renal, hipotensão e hiperpotassemia.

    FONTE: https://www.cff.org.br/pagina.php?id=437

  • Cada comprimido revestido contém 150 mg ou 300 mg da substância ativa alisquireno. RASILEZ pertence a uma nova classe de medicamentos chamada "inibidor de renina", que auxilia na redução da pressão arterial alta. Os inibidores de renina reduzem a quantidade de angiotensina II que o corpo pode produzir.

  • Em 20 de abril de 2012, a FoodDrug Administration, agência reguladora dos EUA, publicou alerta sobre possíveis riscos do uso concomitante do anti-hipertensivo alisquireno (Rasilez; Novartis) com inibidores da enzima conversora da angiotensina - IECA (ex.: captopril, enalapril, lisinopril) ou antagonistas dos receptores da angiotensina II - ARA II (ex.: losartana, valsartana, telmisartana), em pacientes com diabetes ou insuficiência renal.

    O alerta tem como base resultados preliminares do ensaio clínico ALTITUDE (Aliskiren Trial in Type 2 Diabetes Using Cardio-Renal Endpoints).

    No estudo ALTITUDE, os riscos de comprometimento renal, hipotensão e hiperpotassemia em um grupo de pacientes que tomavam alisquireno associado a um ARA II ou IECA foram maiores em relação a um grupo de pacientes que tomavam placebo associado a um ARA II ou IECA. Dados preliminares do referido estudo também demonstraram um pequeno excesso de eventos cardiovasculares (incluindo morte) no grupo alisquireno.

    https://www.cff.org.br/pagina.php?id=437