SóProvas


ID
5046730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação aos medicamentos utilizados em cardiopatas, julgue o item seguinte.


A nitroglicerina, na forma de adesivos ou de spray, pode ser usada no tratamento da insuficiência cardíaca, devido à sua ação vasodilatadora.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Os nitratos são vasodilatadores que relaxam ou dilatam os vasos sanguíneos, para reduzir a resistência. Isto reduz a pressão arterial e facilita o fluxo sanguíneo no corpo, melhorando os sintomas. Alguns nitratos são tomados regularmente. No entanto, alguns nitratos (como o trinitrato de glicerilo/nitroglicerina) podem ser tomados em forma de spray ou comprimidos que são colocados debaixo da língua. Também podem ser administrados em forma de adesivos ou pomadas, aplicados na pele.

    FONTE: https://www.heartfailurematters.org/pt_PT/Como-%C3%A9-que-o-seu-m%C3%A9dico-pode-ajudar%3F/PT-Vasodilators

  • Pertence ao grupo de medicamentos chamados nitratos que dilatam os vasos sanguíneos. Este medicamento é utilizado na prevenção ou redução da frequência de ataques de angina (dor no peito ou desconforto). Age dilatando os vasos sanguíneos, facilitando assim o trabalho cardíaco. Pode ser utilizado em outras condições, conforme a orientação médica. Se o ataque da angina já tiver iniciado, você deve utilizar um nitrato de ação rápida (comprimido sublingual ou spray).

  • A nitroglicerina é um vasodilatador arterial e venoso direto, agindo pelo aumento do GMPc intracelular. Em doses baixas, tem efeito venodilatador predominante, sendo seu efeito vasodilatador arterial observado com doses maiores. No Brasil, tem sido limitada ao tratamento da insuficiência cardíaca de etiologia isquêmica, situação na qual é útil tanto pela diminuição da congestão pulmonar, quanto pelo aumento do fluxo sangüíneo coronariano. A dose inicial é de 0,5mg/Kg/min, podendo ser aumentada a cada 5min, até controle dos sintomas ou efeitos colaterais limitantes. Não deve ser utilizada em pacientes com hipotensão ou com infarto de ventrículo direito. 

    http://sociedades.cardiol.br/sbc-rs/revista/2005/04/artigo06.pdf