SóProvas


ID
5046751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As informações a seguir constam da bula de um medicamento de liberação prolongada comercializado na forma de comprimidos revestidos.

COMPOSIÇÃO
Cada comprimido revestido de 50 mg contém:
losartana potássica .......................................... 50 mg
excipientes* q.s.p. .......................................... 1 comprimido 

*excipientes: lactose monoidratada, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, óleo vegetal hidrogenado, hipromelose, macrogol e dióxido de titânio. 

Com base nessas informações, julgue o item subsequente.


Nessa composição, o dióxido de titânio apresenta função lubrificante.

Alternativas
Comentários
  • dióxido de titânio é um pigmento branco inorgânico, bastante usado em cosméticos, tintas e corantes de alimentos. Tem uso bastante comum também em bloqueadores solares, em virtude de sua propriedade física de barrar a radiação da luz solar.

  • ERRADO

    O  indústria farmacêutica é um pigmento branco largamente utilizado para a coloração de produtos. A sua constituição é inorgânica, inerte quimicamente e termicamente estável, além de ter alto índice de refração à luz ultravioleta e opacidade. 

    O dióxido de titânio indústria farmacêutica é um pó branco, fino, inodoro, insolúvel em água e solventes orgânicos, e sua fabricação ocorre por meio de duas formas cristalinas: rutilo e anatase. Por isso, dentre as inúmeras indústrias onde esta substância pode ser aplicada, uma delas é a farmacêutica, pois é usada como agente de coloração para cápsulas, comprimidos e filmes, comprimidos revestidos, pastilhas, fitas médicas pegajosas.

    fonte: https://www.metallchemie.com.br/dioxido-titanio-industria-farmaceutica