SóProvas


ID
5047033
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao estudarmos os Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social, lembramos que a questão social é o objeto da intervenção profissional do Assistente Social. A expressão “questão social” surge para dar conta do fenômeno mais evidente da história da Europa Ocidental, que experimentava os impactos da primeira onda industrializante, iniciada na Inglaterra, no último quartel do século XVIII: tratava-se do fenômeno do pauperismo. Sobre a questão social, analise as afirmativas.

I - A designação desse pauperismo pela expressão “questão social”, relaciona-se diretamente aos seus desdobramentos sócio políticos;

II - O conhecimento rigoroso do “processo de produção do capital”, Marx, pode esclarecer com precisão a dinâmica da “questão social”, consistente em um complexo problemático muito amplo, irredutível à sua manifestação imediata, do pauperismo;

III – A partir da segunda metade do século XIX, a expressão “questão social” deixa de ser usada indistintamente por críticos sociais de diferenciados lugares do espectro ideopolítico ela desliza lenta, mas nitidamente, para o vocabulário próprio do pensamento conservador.

Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa correspondente.

Alternativas
Comentários
  • sobre a afirmativa III

    A designação deste pauperismo pela expressão “questão social” relaciona-se diretamente aos seus desdobramentos sociopolíticos. Mantivessem-se os pauperizados na condição cordata de vítimas do destino, assumissem eles a resignação que Comte considerava “a grande virtude cívica”, e a história subsequente haveria sido outra.

    Lamentavelmente para a ordem burguesa que se consolidava, os pauperizados não se conformaram com a sua situação: da primeira década até a metade do século XIX, seu protesto tomou as mais diversas formas, da violência luddista à constituição das tradeunions,10 configurando uma ameaça real às instituições sociais existentes.

    A partir da segunda metade do século XIX, a expressão “questão social” deixa de ser usada indistintamente por críticos sociais de diferenciados lugares do espectro ídeo-político – ela desliza, lenta, mas nitidamente, para o vocabulário próprio do pensamento conservador.

    Fonte: José Paulo Netto, uma face contemporânea da barbárie, pag.4.

  • Questão baseada no texto "Cinco notas a proposito da questão social" de Netto.