SóProvas


ID
5047219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Maria, com 70 anos de idade, diabética, hipertensa e aposentada, reside com seu marido, de 75 anos de idade, com seu filho mais novo, com sua nora e com seu neto, de 2 anos de idade, em uma área coberta pela Estratégia Saúde da Família (ESF) na periferia da cidade de Recife – PE. Há dois anos, Maria sofreu um AVC e ficou acamada. Uma equipe de saúde da família (eSF), acionada pelo agente comunitário de saúde (ACS), passou a acompanhá-la em seu domicílio, realizando visitas semanais. Há cerca de uma semana, Maria desenvolveu uma úlcera por pressão na região sacral, classificada como grau II, necessitando de maiores cuidados.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Maria pode receber o tratamento para úlcera por pressão em domicílio, o atendimento domiciliar também visa os pacientes vulneráveis. Alternativa A está errada. 

    O uso do prontuário é uma ferramenta de extrema importância para a gestão do cuidado, é a indispensável na organização do cuidado. Alternativa B está errada. 

    O agente comunitário de saúde não realiza procedimentos de enfermagem. Alternativa C está errada. 

    Após uma avaliação da equipe deve-se seguir um plano que não envolve a visita médica diária necessariamente, aliás, normalmente os cuidados com úlcera por pressão é de responsabilidade da equipe de enfermagem. Alternativa D está errada. 

    Está correto afirmar que as dimensões profissional, organizacional e sistêmica dos cuidados em saúde são fundamentais para gerir o cuidado na atenção na referida situação. Alternativa E está correta. 

     

    Gabarito do Professor: Letra E 

     

    Bibliografia 

     

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.