SóProvas


ID
5047300
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Jardinópolis - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Sousa (2008),

[…] é primordial que o Assistente social saiba falar e escrever corretamente, bem como comunicar-se articuladamente. Isto é criar uma identidade social de um profissional competente, que articula teoria e prática, e que detém uma forma coerente de pensar e de expressar o pensamento. Definido isto, podemos identificar duas categorias de linguagens comumente utilizadas pelo Serviço Social: a linguagem oral ou direta e a linguagem escrita ou indireta, e com elas, estabelecer as interações. Desse modo, podemos classificar os instrumentos de trabalho como instrumentos diretos (ou “face a face”) e instrumentos indiretos (ou “por escrito”) […] (SOUSA, 2008).

Das alternativas abaixo, qual não corresponde aos instrumentos de trabalho direto:

Alternativas
Comentários
  • Os Instrumentos diretos são aqueles que proporcionam uma interação face a face, ou seja, por meio da linguagem gestual, pelo diálogo ou pela entonação

    Fonte:https://www.gesuas.com.br/blog/a-instrumentalidade/

  • Gab. A

    Instrumentos indiretos: Estudo social; Parecer Social; Relatório Social e Perícia Social.

    https://www.gesuas.com.br/blog/a-instrumentalidade/#:~:text=Os%20instrumentos%20indiretos%20consistem%20no,acolhimento%20e%2Fou%20atendimento%20social.

  • ÚNICA OPÇÃO QUE NÃO É UM INSTRUMENTO DIRETO É A ALTERNATIVA A.

    ..........................................................

    Sousa (2008)5 classifica os instrumentos de trabalho como

    • • instrumentos diretos (ou “face a face”): observação participante, entrevista individual e grupal, dinâmica de grupo, reunião, mobilização de comunidades, visita domiciliar e institucional.
    • • instrumentos indiretos (ou “por escrito”): estudo social, perícia social, relatório social, laudo social e parecer social.
  • Souza (2008) apresenta como instrumentos de trabalho direto, a observação participante, a entrevista individual/grupal, a dinâmica de grupo, a reunião, a mobilização de comunidades e a visita (institucional e domiciliar).

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Correta. Diário de Campo e Atas de reunião.

    B, C, D e E – Incorretas.

    Resposta da banca: D

    Resposta da monitora: A

    Referência:

    SOUSA, C. T. A prática do assistente social: conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional. Emancipação, Ponta Grossa, 8(1): 119-132, 2008.