SóProvas


ID
5048509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação às políticas públicas de arquivo e à legislação arquivística, julgue o item que se segue.  

Não são considerados arquivos públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por organizações sociais reconhecidas pelo Poder Executivo.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    Decreto 4.073/02:

    Art. 15.  São arquivos públicos os conjuntos de documentos:

    I - produzidos e recebidos por órgãos e entidades públicas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias;

    II - produzidos e recebidos por agentes do Poder Público, no exercício de seu cargo ou função ou deles decorrente;

    III - produzidos e recebidos pelas empresas públicas e pelas sociedades de economia mista;

    IV - produzidos e recebidos pelas Organizações Sociais, definidas como tal pela Lei n 9.637, de 15 de maio de 1998, e pelo Serviço Social Autônomo Associação das Pioneiras Sociais, instituído pela Lei n 8.246, de 22 de outubro de 1991.

    Parágrafo único.  A sujeição dos entes referidos no inciso IV às normas arquivísticas do CONARQ constará dos Contratos de Gestão com o Poder Público.

  • Gab. E

    São arquivos públicos os documentos produzidos e recebidos por:

    • Órgãos e entidades federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais.
    • Agentes do Poder Público, no exercício de seu cargo ou função ou deles decorrente
    • Empresas públicas e pelas sociedades de economia mista
    • Organizações Sociais e pelo Serviço Social Autônomo Associação das Pioneiras Sociais.

    Fonte: D. 4.073/02. Art. 15. I, II, III, IV.

    @qineditas_

    bons estudos!

  • No Art. 7º do Capítulo II da Lei nº 8.159/91, que trata da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, define-se arquivos públicos como  

    "os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. "

    Já no Art. 15, III, do Capítulo III do Decreto nº 4.073/2002, que regulamenta a Lei nº 8.159/91, o conceito de arquivo público inclui os documentos produzidos e recebidos por organizações sociais:

    "IV - produzidos e recebidos pelas Organizações Sociais, definidas como tal pela Lei no 9.637, de 15 de maio de 1998, e pelo Serviço Social Autônomo Associação das Pioneiras Sociais, instituído pela Lei no 8.246, de 22 de outubro de 1991."
    Portanto, ao contrário do que afirma a questão, os documentos orgânicos das organizações sociais do Poder Executivo são arquivos públicos.

    Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 13 de abril de 2021. 

    BRASIL. Decreto nº 4.073 de 3 de janeiro de 2002. Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 13 de abril de 2021.  

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Arquivo publico nao corresponde necessariamente a arquivo ostensivo

  • Lei n° 8.159/1991

    Art. 7° Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do distrito federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.

    § 1° São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

    GABA E