SóProvas


ID
5048512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação às normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item seguinte.  

As normas ISAD(g) e ISAAR(CPF), do Conselho Internacional de Arquivos, foram adaptadas para a realidade brasileira, tendo resultado na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).

Alternativas
Comentários
  • A NOBRADE não é uma mera tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF), que já existem e estão publicadas. Seu objetivo, ao contrário, consiste na adaptação das normas internacionais à realidade brasileira, incorporando preocupações que o Comitê de Normas de Descrição do Conselho Internacional de Arquivos (CDS/CIA) considerava importantes, porém, de foro nacional. Esta norma deve ser intensamente divulgada no âmbito das instituições arquivísticas e nos eventos ligados aos profissionais da área, de modo a possibilitar o seu aperfeiçoamento.

    Fonte:http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/nobrade.pdf , pag.10

  • Questão boa para colocar no seu resumo!!

    Nobrade não é um tradução da ISAD ou ISAAR, mas sim uma adaptação a realidade brasileira.

    outros pontos que podem ser cobrados na matéria de arquivologia em relação a NOBRADE

    • Não é obrigatório

    • Elementos de Descrição obrigatório

    Condições de acesso Código de referência Nome do produtor

    Nível de descrição Dimensão e suporte Data

    Título

    Decorar: CCNNDDT

    • Áreas de descrição

    Área de Identificação: contém informações essenciais para identificação da unidade de descrição (tipo, forma(s) autorizada(s) do nome, forma(s) paralela(s) do nome, outra(s) forma(s) do nome e classificação.)

    Área de Contextualização: contém informações sobre a proveniência e a custódia da unidade de descrição (Datas, Descrição, História, Legislação)

    Área de conteúdo e estrutura: contém informações de assunto e organização da unidade

    Área de condição de acesso e uso: contém informações sobre o acesso á unidade de descrição

    Área de Fontes relacionadas: contém informações sobre outras fontes

    Área de Notas: contém informação sobre a conservação da unidade de descrição ou outras informações adicionais

    Área de Controle da descrição: contempla como, quando e por quem a descrição foi feita

    Área de Pontos de acesso e descrição de assuntos: contempla os principais pontos de acesso para gerar índices e indexar documentos.

    Não recomendo decorar isso tudo gente! é muita coisa já que precisamos decorar nessa vida. Porém, é adequado pelo menos lembrar que os elementos obrigatórios são CCNNDDT e que a Nobrade tem 8 áreas, enquanto a ISAD tem 7 áreas e 6 elementos obrigatórios

  • NORMAS NACIONAIS normalmente se adaptam a NORMAS INTERNACIONAIS em legislação arquivística.

  • A NOBRADE é uma adaptação das normas internacionais à realidade brasileira e tem como objetivo facilitar o acesso e o intercâmbio de informações.

    "A NOBRADE não é uma mera tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF), que já existem e estão publicadas. Seu objetivo, ao contrário, consiste na adaptação das normas internacionais à realidade brasileira."

    Fonte: Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.  

    Gabarito do Professor: certa
  • Resolução:

    A NOBRADE é uma adaptação das normas internacionais à realidade brasileira e tem como objetivo facilitar o acesso e o intercâmbio de informações.

    "A NOBRADE não é uma mera tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF), que já existem e estão publicadas. Seu objetivo, ao contrário, consiste na adaptação das normas internacionais à realidade brasileira."

    Resposta: certa

  • A NOBRADE é uma adaptação das normas internacionais à realidade brasileira e tem como objetivo facilitar o acesso e o intercâmbio de informações.