SóProvas


ID
5048536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à gestão de documentos e da implementação de programas de gestão de documentos na administração pública federal. 

O estabelecimento de prazos de guarda de documentos arquivísticos na tabela de temporalidade deve primar pela observância às questões de memória.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Os prazos de guarda, definidos na tabela de temporalidade, são baseados no valor primário dos documentos.

    Ademais, documentos relativos à memória, por ter valor secundário, compõem os arquivos permanentes. Nessa idade documental, os arquivos devem ser permanentemente conservados, razão pela qual não são aplicados prazos de guarda — típicos da fase corrente e intermediária.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (CESPE - 2016) Q1 Os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário são definidos a partir da existência de valor primário nos documentos de arquivo.

    (CESPE - 2014) Q2 Por meio do valor primário dos documentos, é possível identificar os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário.

    (CESPE - 2014) Q3 Os prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário contidos na tabela de temporalidade resultam da identificação do valor primário nos documentos de arquivo.

    (CESPE - 2013) Q4 A identificação do valor primário dos documentos de arquivo fornece as informações necessárias para a determinação dos prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário.

    (CESPE - 2013) Q5 Na fase corrente e na intermediária, a definição dos prazos de guarda dos documentos de arquivo é feita a partir da existência ou não dos valores primários dos documentos.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Respostas: Q1: C. Q2: C Q3: C Q4: C Q5: C

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Direto ao ponto!

    O estabelecimento de prazos de guarda de documentos arquivísticos na tabela de temporalidade deve primar (PRIMA POR SERVIR À ADM + em segundo plano à memória) pela observância às questões de memória.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • A confusão pode acontecer aqui, porque com a avaliação documental há dois resultados:

    • Prazo de guarda de documentos: Que é relativo às fases corrente e intermediária, determinará por quanto tempo os documentos de valor primário permanecerão assim;

    • Destinação final: Que diz respeito à guarda permanente de arquivos com valor secundário e à eliminação de arquivos.
  • Gab: ERRADO

    Entendi que os prazos elaborados a partir da tabela de temporalidade devem visar primeiro à guarda da memória, isto é, ligada ao valor histórico, o que não é verdade. Isso porque, na avalição documental, o que se prima é a utilização corrente ou não, a guarda ou a eliminação do documento.

    Ou seja,

    1. Ainda possui relevância administrativa? (corrente ou intermediária) Se sim, Tab Temp. val - primário.
    2. Se não, pode eliminar? OK.
    3. Não pode? Então guarda para fins históricos e culturais. Tab Temp. val - secundário -> permanente.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Os documentos de arquivo são produzidos ou recebidos para que as atividades institucionais possam ser desenvolvidas, afinal, a informação precisa estar registrada em algum suporte documental para ser perpassada. 

    Após o cumprimento das funções pelas quais foram criados, ou seja, após servirem à administração, os documentos podem ser eliminados ou recolhidos para o arquivo permanente, caso possuam características diferentes das quais foram produzidos, ou seja, caso possuam catacterísticas históricas, culturais, probatórias ou informativas. 

    Portanto, o tempo que cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental vai depender da sua utilidade para a instituição, da subserviência às atividades institucionais. Se eles forem úteis para desenvolver as atividades, permanecerão. Se já tiverem cumprido suas funções iniciais e não servirem como fonte histórica, cultural probatória ou informativa, serão eliminados. Entretanto, esse tempo nunca vai se basear em questões de memória, pois os documentos arquivísticos não são criados para ser fonte histórica, e sim para subsidiar atividades orgânicas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • ERRADO

    Observar as questões de memória faz parte do arquivo permanente e a tabela de temporalidade não é aplicada em arquivos permanentes.

    --------------

    Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CFBio

    A tabela de temporalidade define os prazos de guarda dos documentos nos arquivos corrente e intermediário. CERTO

    Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CRN - 10ª Região (SC) 

    Os prazos de guarda existentes na tabela de temporalidade são aplicados aos arquivos correntes, intermediários e permanentes. ERRADO

  • Prazos de guarda- Valor primário;

    Questões relacionadas à memória- Valor secundário.

  • o tempo que cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental vai depender da sua utilidade para a instituição, da subserviência às atividades institucionais.

    Se eles forem úteis para desenvolver as atividades, permanecerão.

    Se já tiverem cumprido suas funções iniciais e não servirem como fonte histórica, cultural probatória ou informativa, serão eliminados.

  • Os prazos de guarda, definidos na tabela de temporalidade, são baseados no valor primário dos documentos.

    Ademais, documentos relativos à memória, por ter valor secundário, compõem os arquivos permanentes. Nessa idade documental, os arquivos devem ser permanentemente conservados, razão pela qual não são aplicados prazos de guarda — típicos da fase corrente e intermediária.

    Bons estudos!!