SóProvas


ID
5048560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito a recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue o item subsequente.

É obrigatória a autuação do documento avulso para a formação de processo se o assunto tratado requerer análises ou pareceres.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Segundo a Portaria Interministerial nº 1.677/2015, "a autuação de documentos avulsos para formação de processos é obrigatória quando o assunto, tema ou solicitação requerer análises, informações, despachos, pareceres ou decisões administrativas dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal".

  • CERTO

    A autuação é o processo pelo qual um documento avulso se transforma em um processo, sendo fundamental quando os documentos requerem análises, informações, despachos, pareceres ou decisões.

    Em todo caso, a autuação (início do processo) é de responsabilidade única e exclusiva dos serviços de protocolo.

    ----

    Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MDIC 

    A abertura de processos é uma função exclusiva dos serviços de protocolo. CERTO

  • Beloveds,

    É isso mesmo. Ademais, é atividade do protocolo:

    Recebimento

    Expedição

    Controle

    Classificação

    AUTUAÇÃO

    Registro

  •  Autuação

    ⇨ Incluir documento a um processo

    ⇨ atividade exclusiva do protocolo

    ⇨ É obrigatória a autuação do documento avulso para a formação de processo se o assunto tratado requerer análises, pareceres, informações, despachos ou decisões administrativas dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal

  • Segundo a Portaria Interministerial nº 1.677/15, que define os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, 

    " A autuação de documentos avulsos para formação de processos é obrigatória quando o assunto, tema ou solicitação requerer análises, informações, despachos, pareceres ou decisões administrativas dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal."

    Fonte: Portaria Interministerial nº 1.677, de 7 de outubro de 2015. Define os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Disponível em: Portal da Imprensa Nacional. Acesso em: 10 de maio de 2021.

    Gabarito do Professor: CERTO.