SóProvas


ID
5048575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição, julgue o item que se segue.

Dois métodos de avaliação de documentos de arquivo são a teoria dos valores de Schellenberg e a abordagem canadense denominada avaliação funcional.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    • Avaliação Funcional, também denominada "macroavaliação", é relacionada ao valor social do documento.
    • Já a avaliação de valores, de Shellenberg, dispensa maiores comentários: relaciona-se ao valor primário e secundário dos documentos.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Explicação mais detalhada da Avaliação Funcional:

    Essa nova corrente, chamada de pós-moderna ou Arquivística Funcional, foi desenvolvida por Terry Cook na década de 1990, quando trabalhava no Arquivo Nacional do Canadá. Segunda essa nova formulação, a avaliação se baseia em valores sociais e estes se transformam em relação ao tempo, ao lugar e à cultura e, por esse motivo, a avaliação passou a ser identificada como “macroavaliação”.

    Para Cook, a macroavaliação “é uma proposta de avaliação que fazia uma combinação entre a teoria, a estratégia e a metodologia de avaliação [...]. Essa teoria pressupõe que os valores sociais são aqueles que devem embasar a avaliação (Indolfo, 2012:30).

    Pode-se dizer que a macroavaliação “refere-se ao valor social de ambos os contextos funcionais e estruturais e a cultura organizacional em que os documentos são criados e usados por seus criadores e a relação entre os cidadãos, grupos, organizações – ‘o público’ – desse contexto estrutural e funcional”. (Cook10 apud Barros, 2013:154) 

    Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/13685/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20%28final%29%20-%20Iara.pdf?sequence=1&isAllowed=y

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Gab. Certo.

    método/teoria dos valores - primário e secundário

    método da avaliação funcional - também chamada de "macroavaliação", pq se considera vários fatores da análise do documento, como a função, a estrutura e o motivo de o documento ter sido criado. Não se considera apenas a informação dele.

    2020, :

    "Para que a macroavaliação seja aplicada, é necessário que os documentos sejam classificados de acordo com a estrutura organizacional das instituições." Errado.

    algumas metodologias de avaliação de documentos:

    • Theodore Schellenberg - teoria dos valores
    • Estratégia de Documentação
    • Plano Documental
    • Macroavaliação - método da avaliação funcional (abordagem canadense)

    trecho de artigo acadêmico retirado da internet sobre macroavaliação:

    " a macroavaliação trata-se de teoria de avaliação que define o valor dos registros com base na atividade de seus criadores, priorizando a razão de os registros terem sido criados (função), onde eles foram criados (estrutura) e como eles foram criados, e não seu conteúdo (valor informacional)(...) De acordo com a macroavaliação, são os valores sociais que devem compor as bases da valoração. As perguntas-chave da valoração são: a) “Quais funções ou atividades do produtor deveriam ser documentadas?” b) “Quem teve algum motivo e responsabilidade original ao criar um documento, que tipo de documento seria e com quem cooperaria ou se relacionaria essa pessoa para sua posterior produção?” c) “Quais produtores de documentos ou funções (mais do que documentos) têm mais importância?” Somente depois de responder a essas perguntas, o arquivista poderia lidar de modo realista com os documentos ou séries de documentos que, provavelmente, teriam o maior valor arquivístico potencial para a “microavaliação” (avaliação tradicional, utilizando-se critérios de valoração como a idade, a extensão, a unicidade, a duração, a integridade dos conjuntos, a fragilidade, a manipulação etc.). " 

  • A teoria dos valores de Schellenberg determina que os documentos possuem dois valores: valor primário e valor secundário.

    Os documentos de valor primário possuem características administrativas, fiscais e legais. Eles podem ser encontrados nos arquivos correntes e intermediários Os documentos de valor secundário possuem características históricas, culturais, probatórias ou informativas. Eles podem ser encontrados somente nos arquivos permanentes.

    A abordagem canadense leva em consideração as funções da instituição durante o processo de avaliação. 

    Ambos os elementos devem ser considerados ao se avaliar o conjunto documental.

    Gabarito do Professor: certa
  • se esse trem cair na pf eu vou chorar

  • Nunca nem vi!

  • A avaliação Funcional, também denominada "macroavaliação", tem relaçao ao valor social do documento.

    A avaliação de valores, de Shellenberg relaciona-se ao valor primário e secundário dos documentos.