-
"O uso de softwares vem se expandindo para a sociedade em virtude dos avanços tecnológicos. Tal fato gera o aumento da informação registrada em meio digital, e tem impactado na maior disponibilidade e heterogeneidade destes registros ().
Além disto, observa-se que é neste contexto de evolução que ocorre o aumento do volume da produção de documentos arquivísticos (; 2008). Logo, os arquivos têm que se adaptar a produção de documentos em suportes eletrônicos, desenvolvendo metodologias adequadas para gestão, preservação e acesso."
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000400121
Procurei bastante para entender o porquê da questão está certa, não encontrei nada relacionado com criação, mas acredito que a função mais impactada seja a criação pelo fato de necessitar dos softwares adequados (???)
se alguém souber... comenta aqui, vlw
-
Nada a ver. A tramitação é que mudou muito mais. Antes só existia uma cópia, hj tem infinitas copias que tramitam sem qualquer esforço.
-
entendo que a parte seria a conservação pois teria que acompanhar a tecnologia .. imagine um papiro , ou um vinil muito mais dificil conservar , do que um documento criado ja nas condiçoes tecnologicas de hj.
-
Cada vez os arquivos são criados mais rapidamente. O site da Polícia Federal, por exemplo, pode receber milhares de denúncias virtualmente em um único dia. Porém se fossem realizadas fisicamente levariam muito mais do que um dia para serem documentadas.
-
Tá, e quem garante isso?? Por que não pode ser na Classificação ou Descrição ou Difusão.....
-
Gabarito: Certo.
Entendo que esteja ligado à explosão informacional ocorrida no pós 2ª Guerra Mundial, onde o número de documentos produzidos cresceu de maneira exponencial devido aos avanços tecnológicos. Tendo como consequência para a Arquivologia o "desenvolvimento" da Gestão Documental, a nível mundial, para tratar essa criação/produção desenfreada de documentos.
-
Com a facilidade de criação de documentos pelo meio digital, por exemplo, denuncias online feitas no site da Polícia Federal, a função de criação é a mais afetada.
Na parte de informática, isso é um fenômeno chamado Big Data, criação de grande volume de dados digitais.
-
não encontrei nenhum material que justificasse isso. Peçam comentário do professor pessoal! Eu já cliquei lá, quanto mais melhor!
-
Na minha opinião, foi mal elaborada. Não acho que a tecnologia não tenha um impacto super relevante na criação, mas a difusão, por exemplo, foi completamente revolucionada por ela.
Também não achei fonte que justificasse. Acho complicado definir uma assim...
-
Marquei certo, mas realmente o arquivamento (redução drástica ou eliminação do espaço físico, hoje armazena-se em nuvem) e difusão (acesso instantâneo e transparência) por exemplo, também foram muito impactados.
-
A função arquivística criação envolve a produção de documentos arquivísticos. Diante do uso do ambiente digital, os documentos deixaram de ser produzidos em papel, e passaram a ser produzidos e recebidos em meio digital.
Portanto, partindo da perspectiva do impacto, a função criação foi altamente atingida, pois a produção massiva de documentos passou a ser em meio digital.
Gabarito do Professor: certa
-
Questão muito subjetiva. Não é do meu conhecimento que haja literatura pacífica sobre o assunto. Cespe mais uma vez criando sua própria teoria e definindo-a como correta. Deixaria em branco na prova.
-
Não sei como é possível medir o impacto da função arquivística de Criação, Difusão ou Preservação, por exemplo, e afirmar que a criação foi mais afetada!
-
Eu até compreendi que atualmente a maioria dos documentos são criados digitalmente, mas pensei que a função arquivística mais afetada fosse a preservação desses documentos digitais, que é bem complexa já que exige repositório digital, diversas atividades de metadados e a legislação é bem recente.
-
Por que eu já pré associo "impacto" com algo negativo...pqp...
-
Cada vez os arquivos são criados mais rapidamente. O site da Polícia Federal, por exemplo, pode receber milhares de denúncias virtualmente em um único dia. Porém se fossem realizadas fisicamente levariam muito mais do que um dia para serem documentadas.
Na parte de informática, isso é um fenômeno chamado Big Data, criação de grande volume de dados digitais.
Bons estudos!!
-
Qual a base para chegar a essa constatação? E a preservação, como fica? Por que a produção é a mais impactada e baseado em quê?