-
Aquisição faz referência à entrada de documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente, tanto resultante das atividades organizacionais, quanto do processo de transferência e recolhimento.
-
Gab. E
A função aquisição refere-se à transferência e/ou ao recolhimento. Na transferência, o arquivo intermediário recebe/adquire documentos do arquivo corrente; no recolhimento, o arquivo permanente recebe/adquire documentos dos arquivos corrente e intermediário.
Excepcionalmente, a aquisição de documentos arquivísticos pode se dar por compra e doação, quando se tratar de arquivos privados de interesse público e social.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CESPE - 2019 Q1 Transferência e recolhimento são os tipos de aquisição em arquivos.
CESPE - 2015 Q2 A dação de documentos está incluída na função arquivística de aquisição, a qual contempla a entrada de documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente.
CESPE - 2013 Q3 A transferência de documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários é uma atividade típica que ocorre na fase de aquisição de documentos.
CESPE - 2014 Q4 A transferência de documentos para os arquivos intermediários faz parte da função denominada aquisição de documentos.
CESPE - 2012 Q5 Compra e doação são formas de aquisição de documentos no âmbito de uma política institucional de incorporação.
CESPE - 2013 Q6 A aquisição é uma função arquivística referente às atividades de transferência e recolhimento dos documentos de arquivo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Respostas: Q1: C. Q2: C. Q3: C. Q4: C. Q5: C. Q6: C.
@qineditas_
bons estudos!
-
Gabarito: Errado
A função aquisição refere-se à transferência ou recolhimento de arquivo.
Transferência: Arquivo Corrente para o Arquivo Intermediário.
Recolhimento: Ambos Arquivos Corrente ou Intermediario para o Arquivo Permanente.
-
Documento de arquivo é inalienável
-
Além do que já foi falado pelos colegas, temos também que é na Aquisição o momento em que se confirma se o arquivo recebido é Completo, Confiável e Autêntico
Gabarito: ERRADO
-
Gab: Errado.
Ao pesquisarmos o termo aquisição no DBTA ele nos remete à entrada de documentos que, por sua vez, tem a seguinte definição (entre outras):
Ingresso de documentos em arquivo, seja por comodato, compra, custódia, dação, depósito, doação, empréstimo, legado, permuta, recolhimento, reintegração ou transferência.
Essa é uma função mais simples de ser estudada e memorizada. Mesmo para Couture a função aquisição pode ser definida como:
Toda medida relacionada ao aumento no número de fundos documentais de uma instituição.
A aquisição dessa forma pode estar presente em qualquer etapa do ciclo vital de documentos e tem como seu produto final a formação ou ampliação dos fundos de arquivo.
Fonte: Estratégia Concursos.
-
Gabarito: Errado.
Arquivo nao é vendido. Simples assim.
Alienação = venda.
-
ERRADO!
CESPE responde (já que o QC não tem professor para comentar):
A aquisição é uma função arquivística que abrange os procedimentos de:
A) transferência e recolhimento.
A transferência de documentos para os arquivos intermediários faz parte da função denominada aquisição de documentos. CERTO
A aquisição é uma função arquivística referente às atividades de transferência e recolhimento dos documentos de arquivo. CERTO
A aquisição de documentos envolve a transferência dos documentos aos arquivos intermediários e o recolhimento dos documentos ao arquivo permanente. CERTO
A transferência dos documentos de arquivo do arquivo corrente para o arquivo intermediário é realizada no âmbito da função arquivística conhecida como aquisição. CERTO
A transferência de um documento ao arquivo intermediário e o recolhimento de um documento ao arquivo permanente constituem procedimentos da função arquivística conhecida como aquisição. CERTO
Recolhimento consiste na passagem dos documentos dos arquivos correntes aos arquivos intermediários, de acordo com os prazos de guarda existentes na tabela de temporalidade. ERRADO
-
Aquisição: todas as formas de entrada dos documentos no conjunto documental da instituição.
CESPE - 2014 - Polícia Federal - Arquivista
A TRANSFERÊNCIA de documentos para os arquivos intermediários faz parte da função denominada AQUISIÇÃO de documentos. GAB: CERTA
CESPE - 2012 - ANATEL - Analista Administrativo
A AQUISIÇÃO de documentos envolve a TRANSFERÊNCIA dos documentos aos arquivos intermediários e o recolhimento dos documentos ao arquivo permanente. GAB: CERTA.
Complementando: assim como o recolhimento, a doação e o empréstimo
-
Temos sete funções arquivísticas: produção, avaliação, aquisição conservação/preservação, classificação, descrição e difusão/acesso.
A aquisição diz respeito às formas de entrada dos documentos no arquivo.São formas de aquisição: transferência, recolhimento, empréstimo, doação, dação, depósito, produção e recebimento.
A função aquisição, portanto, não remete à alienação de acervos arquivísticos.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
De forma bem simples:
Aquisição é a forma de entrada dos documentos nos arquivos e alienação é a transmissão formal da custódia ou propriedade de documentos ou arquivos pra outro arquivo/pessoa/órgão/instituição.
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
entrada de documentos: Ingresso de documentos em arquivo, seja por comodato, compra, custódia, dação, depósito, doação, empréstimo, legado, permuta, recolhimento, reintegração ou transferência.
alienação: transmissão formal da custódia ou propriedade de documentos ou arquivos.
Fonte: https://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Dicionario-de-terminologia-arquivistica.pdf
-
A função aquisição refere-se à transferência e/ou ao recolhimento. Na transferência, o arquivo intermediário recebe/adquire documentos do arquivo corrente; no recolhimento, o arquivo permanente recebe/adquire documentos dos arquivos corrente e intermediário.