SóProvas


ID
5048605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relacionados à análise tipológica dos documentos de arquivo.

O emprego da tipologia documental no que-fazer-arquivístico apresenta como vantagem um melhor entendimento da composição das séries documentais. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Entre as aplicações da tipologia documental na prática arquivística temos:

    1) na classificação/arranjo, por facilitar o entendimento da composição das séries;

    2) na descrição, por esclarecer que os conteúdos veiculados em determinado formato têm certos dados que são fixos e outros variáveis e que este conteúdo liga-se de forma obrigatória à espécie que o veicula;

    3) no serviço aos usuários, pois a identificação dos tipos documentais traz informações que são antecedentes e exteriores ao próprio conteúdo do documento, sendo fundamentais para a sua compreensão dentro do conteúdo jurídico-administrativo de produção;

    4) na avaliação, porque as tabelas de temporalidade partem da identificação das funções refletidas nas séries documentais que se quer avaliar para estabelecer a destinação dos documentos

    SÉRIE DOCUMENTAL - Sequência de documentos do mesmo assunto/tipo documental, produzidos pelo mesmo órgão/unidade, relativos à mesma função, subfunção e atividade e que resultam em idêntica forma de produção e tramitação, correspondendo aos mesmos prazos de vigência e destinação.

    Fonte:https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf

    • Análise TIPOLÓGICA: É o contexto do documento, a sua forma de produção, origem, funções do documento, competências etc.

  • o sujeito que copia as questões do pdf pra colar no sistema do Qconcursos não tem a capacidade nem de passar o olho pra ver se não tem nenhuma ca-ga-da no serviço que ele tá fazendo...

  • A questão trata dos benefícios da análise tipológica nos procedimentos arquivísticos. Essa análise foi feita no manual "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo" e elenca quatro benefícios, a saber: 

    A tipologia documental 

    1) na classificação/arranjo, por facilitar o entendimento da composição das séries ;
    2) na descrição, esclarecendo que os conteúdos veiculados em determinado formato jurídico têm certos dados que são fixos e outros variáveis, e que este conteúdo liga-se de forma obrigatória à espécie que o veicula;
    3) no serviço aos usuários, pois a identificação dos tipos documentais traz informações antecedentes e exteriores ao próprio conteúdo do documento, fundamentais para sua compreensão dentro do conteúdo jurídico-administrativo de produção;
    4) na avaliação, porque as tabelas de temporalidade partem da identificação das funções refletidas nas séries documentais que se quer avaliar para estabelecer o destino dos documentos. Aliás, a avaliação era o grande objetivo do Grupo de Trabalho de Madri, ao estabelecer os parâmetros da análise tipológica, relacionados adiante. Essa aplicação dos estudos diplomáticos foi bastante inovadora e já tem mostrado bons frutos. Aliás, a avaliação dos documentos é, antes de tudo, baseada na sua estrutura e na sua espécie (GAGNON-ARGUIN, 1998)
    No benefício número 1, o manual cita que a tipologia documental é vantajosa quando aplicada na classificação/arranjo, por facilitar o entendimento da composição das séries.

    A Série pode ser entendida como um conjunto de documentos que trata sobre o mesmo assunto, que representa a mesma atividade da instituição, que possui o mesmo tipo documental, que reflete a mesma função institucional, etc. 

    A tipologia documental, por sua vez, é a união de espécies documentais com a função do documento. Ex: Relatório (espécie) de atividades (função) = Relatório de atividades (tipologia documental).

    Colocando a questão na prática, temos que a descoberta da tipologia documental, ou seja, do Relatório de Atividades é vantajosa durante a classificação e o arranjo, pois facilita o entendimento da composição das séries, o que é verdade, pois se conhecemos qual o tipo documental estamos lidando, já teremos informação importante para classificar/arranjar os documentos (descobrir a qual classe o documento pertence dentro do Plano de Classificação). 

    Fonte: Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Questões antigas, mas parecidas:

    Q131912 - Correios 2011

    O uso da tipologia documental na atividade de classificação de documentos é vantajoso por facilitar o entendimento da composição das séries. (gab: certo)

    Q206686 - EBC 2011

    A compreensão da composição de uma série documental é facilitada pelo emprego da tipologia documental na classificação de documentos de arquivo. (gab: certo)

    Q677077 - TRT/ES 2013

    A análise tipológica facilita o entendimento da composição das séries na classificação ou arranjo dos documentos. (gab: certo)

    Quando a gente achava que o cespe ia parar de cobrar isso, em 2019 fez de novo:

    Q1038375 - TJ/AM 2019

    A análise tipológica é dispensável na classificação/arranjo por não oferecer subsídios para o entendimento da composição das séries documentais. (gab: ERRADO)

  • A análise tipológica, por se ater ao contexto de criação do documento, é importante para o entendimento das séries documentais. Gabarito: CERTO