SóProvas


ID
5048833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Camila levou suas filhas gêmeas, de 11 meses de idade, para consulta com um nutricionista, o qual orientou a mãe a oferecer frutas e castanhas como lanche para as filhas.

Considerando essa situação hipotética e aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

A orientação dada pelo nutricionista é falha, pois as castanhas, embora sejam consideradas alimentos in natura ou minimamente processados, são alimentos duros e podem causar engasgos, sendo terminantemente contraindicados para a faixa etária das crianças em questão.

Alternativas
Comentários
  • Grupo de amendoim, castanhas e nozes: Este grupo é composto por alimentos como: amêndoas, amendoim, avelã, castanhas de caju, castanha do Pará/do Brasil, castanha de baru, noz-pecã, pistache. Esses alimentos são ricos em minerais, vitaminas, fibras, gorduras saudáveis e substâncias antioxidantes que previnem doenças. Por sua consistência dura, podem causar engasgo e sufocamento, não sendo seguros para serem oferecidos inteiros à criança. No entanto, se forem triturados ou bem picados, podem ser ofertados à criança. Por outro lado, as castanhas com coberturas açucaradas ou salgadas não devem ser dadas, por causa da adição de açúcar e do excesso de sal (MS, 2019)

  • Não é terminantemente contraindicado por 2 fatores:

    1º a castanha pode ser triturada e ofertada para a criança sem risco de engasgo.

    2º a criança precisa ter contato com alimentos potencialmente alergênicos na IAC, as oleaginosas estão neste grupo.