SóProvas


ID
5048845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Camila levou suas filhas gêmeas, de 11 meses de idade, para consulta com um nutricionista, o qual orientou a mãe a oferecer frutas e castanhas como lanche para as filhas.

Considerando essa situação hipotética e aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

Como crianças menores de 1 ano de idade são pouco resistentes à bactéria causadora do botulismo, Camila deve ser orientada a oferecer mel às suas filhas somente a partir de 1 ano de idade.

Alternativas
Comentários
  • ? alguém pode me ajudar?

    A resposta correta é ERRADO....

    até achei isso na internet "A revisão também aponta que não é recomendado dar mel para crianças com menos de um ano de idade , pois o mel de abelhas pode estar contaminado por uma bactéria (a Clostridium botulinum) que pode provocar uma doença (o botulismo) grave nos pequenos, que têm um sistema imune mais frágil."

    https://brazil.cochrane.org/news/mel-pode-ajudar-tratar-tosse-de-crian%C3%A7as-maiores-de-um-ano-de-idade

  • De acordo com o Guia para crianças menores de 2 anos, a informação que tem e essa, esta banca gosta de utilizar o guia.

    Pode oferecer mel?

    Apesar de o mel ser um produto natural, não é recomendado oferecer esse alimento à criança menor de 2 anos. São dois os motivos: o mel contém os mesmos componentes do açúcar, o que já justifica evitá-lo.

    Além disso, há risco de contaminação por uma bactéria associada ao botulismo. A criança menor de 1 ano é menos resistente a essa bactéria, podendo desenvolver essa grave doença, que causa sintomas gastrintestinais e neurológicos.

    Da a entender que não é permitido em menor de 2 anos por ser açúcar, mas ele fala que menor de 1 ano é menos resistente.

    Certeza que caberia recurso nessa questão.

  • Os açúcares, melado, rapadura e mel, não devem ser oferecidos para crianças menores de 2 anos.

  • Interessante que o Manual da Alimentação da Criança ao Adolescente da SBP 2018, p. 38, orienta que o consumo de mel não seja feito antes de 1 ano de idade pelo risco do Botulismo.