-
Alguns trabalhos vêm associando o consumo moderado de bebidas alcoólicas com benefícios à saúde, como o fato de os flavonoides do vinho contribuírem para a prevenção de doenças cardiovasculares e câncer ou de os polifenóis da cerveja melhorarem a resposta imunológica a algumas doenças infecciosas e serem favoráveis à saúde dos ossos e dos neurônios. Contudo, deve-se refletir antes de recomendar o consumo de bebidas alcoólicas à população, por causa de todos os demais riscos associados. Também é importante atentar que diversas bebidas alcoólicas apresentam valor energético aumentado por conterem carboidratos, como malte e açúcar refinado.
Cupari 3 edição
-
O enunciado da questão fala em consumo moderado... "Alguns trabalhos vêm associando o consumo moderado de bebidas alcoólicas com benefícios à saúde, como o fato de os flavonoides do vinho contribuírem para a prevenção de doenças cardiovasculares e câncer", não estaria correta essa afirmação?
-
Porém é importante frisar que a quantidade de polifenois que precisariamos para realmente nos proteger do cancer é muito pequena, teríamos que tomar litros e litros do produto. Sem contar que outras substâncias nele contido acabam fazendo efeitos justamente favorecedores de cânceres por promover estresse oxidativo como o álcool.
-
As práticas de lactação e de atividade física constituem fatores de proteção para o câncer de mama, e o consumo de bebida alcoólica, fator de risco.
-
A questão avalia conhecimentos acerca de fatores de proteção para o desenvolvimento de câncer de mama e para doenças cardiovasculares.
Até o momento, não existem evidências científicas robustas que suportem o consumo moderado de bebidas alcoólicas como fator de proteção para o câncer de mama e para doenças cardiovasculares, mesmo aquelas com alto teor de polifenóis.
Portanto, o item no enunciado da questão está ERRADO.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
FATORES PROTETORES: amamentação, principalmente.
-
Os polifenóis estão associados com a prevenção do câncer, porém é recomendado que o consumo desses antioxidantes seja proveniente de frutas e hortaliças, e não do consumo moderado de álcool, como indica a questão.
Vale ressaltar que o INCA recomenda o consumo de 5 ou mais porções de frutas e hortaliças por dia e a OMS recomenda o consumo de 5 porções ou 400g por dia.
Além de não ser recomendado o uso de suplementação de antioxidantes.