A questão avalia o conhecimento do candidato sobre indicadores bioquímicos do estado nutricional.
A avaliação sérica de proteínas pode ser utilizada como marcador do estado nutricional, porém é necessário ter cautela. Em relação a albumina, é preciso considerar que ela possui grande reserva corporal e meia-vida longa, o que a torna um indicador pouco sensível do estado nutricional.
Além disso, a albumina está relacionada a processos inflamatórios. Em reposta a situações de estresse, como traumatismos, cirurgias e infecções, por exemplo, diferentes proteínas séricas apresentam diferentes comportamentos. As chamadas proteínas positivas de fase aguda têm suas concentrações séricas aumentadas (proteína C reativa, por exemplo) e as proteínas negativas de fase aguda têm suas concentrações diminuídas (albumina, por exemplo).
Em resumo, a concentração sérica da albumina não é determinada apenas pelo estado nutricional atual do indivíduo, mas também pela presença de inflamação e situações de estresse. Portanto, em idosos, especialmente hospitalizados, a albumina é um marcador POUCO SENSÍVEL do estado nutricional.
Gabarito do Professor: ERRADO.
ALBUMINA: meia-vida de 15 a 19 dias, tendo a hipoalbuminemia causada peli aumento da idade com a presença de doenças, inflamação, desnutrição, caquexia, hemodiluição e disfunção hepática.
PRÉ-ALBUMINA: meia-vida de 2 dias, é mais sensível às alterações de ingestão de nutrientes e a atividade de doenças.