SóProvas


ID
5048947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O documento Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global – Um Resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira, publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em outubro de 2020, atualiza as recomendações para a prevenção de câncer adaptadas para o Brasil. A respeito das recomendações do INCA, julgue o item a seguir.


Recomenda-se limitar o consumo de carne vermelha e carnes processadas a somente uma porção por semana, para manter a adequação dos níveis de vitamina B12.

Alternativas
Comentários
  • 5.1.6 Apresentando as recomendações Existem dez recomendações de prevenção do câncer.

    Cada uma representa uma ação que integra um conjunto de comportamentos que, quando adotados em conjunto, promovem um padrão saudável de dieta e atividade física convergente à prevenção do câncer, outras DCNT e obesidade. A evidência de que um maior teor de gordura corporal é causa de muitos tipos de câncer é particularmente forte; portanto, a seguinte recomendação é apresentada primeiro:

    • Ter um peso saudável. As duas recomendações a seguir promovem mudanças positivas que podem ser feitas para reduzir tanto o risco de câncer quanto o risco de ganho de peso, sobrepeso e obesidade (que estão associados a um risco aumentado de câncer):

    • Ser fisicamente ativo.

    • Consumir uma dieta rica em cereais integrais, vegetais, frutas e leguminosas. As próximas quatro recomendações concentram-se no que cada indivíduo deve fazer para reduzir o risco de câncer ou de ganho de peso, sobrepeso e obesidade, e são listadas por ordem de alimentos e bebidas: Um Resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira 61

    • Limitar o consumo de fast food e outros alimentos processados ricos em gordura, amidos ou açúcares.

    • Limitar o consumo de carne vermelha e de carne processada.

    • Limitar o consumo de bebidas açucaradas.

    • Limitar o consumo de bebidas alcoólicas. A próxima recomendação diz respeito a suplementos:

    • Não usar suplementos para prevenção do câncer. Por fim, duas recomendações especiais direcionadas a grupos específicos de pessoas:

    • Para as mães: amamentar seu bebê, se puder.

    • Após um diagnóstico de câncer: seguir essas recomendações, se puder.

  • Segundo livro da Cuppari, o consumo de carne vermelha deve ser limitado a 500g por semana. Nunca vi essa recomendação relacionado a porções.

  • Limitar o consumo de carne vermelha e não consumir carnes processadas

  • O documento Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global – Um Resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira pág. 69.

    Limitar o consumo de carne vermelha e de carne processada. Se consumir carne vermelha, limitar o consumo a não mais do que três porções por semana. Três porções equivalem a cerca de 350 a 500 gramas de carne vermelha cozida. Consumir pouca ou nenhuma quantidade de carne processada.

    Uma abordagem integrada das evidências mostra que os padrões de dieta que reduzem o risco de câncer e outras DCNT não contêm mais do que quantidades modestas de carne e pouca ou nenhuma carne processada.

    A recomendação não é evitar completamente o consumo de carne; a carne é uma boa fonte de nutrientes, em particular de proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. No entanto, não é necessário consumir carne vermelha para manter um estado nutricional adequado. As pessoas que optam por consumir dietas sem carne podem obter quantidades adequadas desses nutrientes por meio de uma cuidadosa seleção de alimentos. A proteína pode ser obtida a partir de uma combinação de cereais integrais e leguminosas, como feijões e lentilhas. O ferro está presente em muitos alimentos vegetais, embora seja menos biodisponível do que na carne. Aves e peixes são bons substitutos da carne vermelha. Para pessoas que consomem outros alimentos de origem animal, ovos e laticínios também são fontes valiosas de proteína e micronutrientes. Os consumidores de grandes quantidades de carne vermelha e carne processada que reduzem suas ingestões devem obter maior benefício em seguir esta recomendação. 

  • Limitar o consumo de carne vermelha a 500 gr por semana e não consumir carnes processadas