SóProvas


ID
5049220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à dor e sua neurofisiologia, julgue o item subsequente.


A dor nociceptiva é transitória e pode levar a respostas autonômicas e comportamentais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo!

    Em síntese, a dor fisiológica – ou nociceptiva – é tipicamente descrita como um evento agudo e transitório envolvendo um estímulo nocivo, com o objetivo de manter a homeostase e evitar ou reduzir os danos decorrentes de uma lesão tissular. Neste contexto, a dor constitui um sinal de alerta, cuja função é ajudar a proteger o organismo, desencadeando reações que induzem comportamentos específicos com o objetivo de evitar ou reduzir os estímulos que estejam causando-a, tendo como resultado o encerramento ou limitação dos danos consequentes (LE BARS et al., 2001).

  •  A classificação neurofisiológica da dor baseia-se nos mecanismos dolorosos desencadeantes, diferenciando as dores em Nociceptivas e Não Nociceptivas. A dor Nociceptiva aquela que resulta da ativação de nociceptores (fibras A-delta e C) através de estímulos dolorosos, os quais podem ser mecânicos, térmicos ou químicos. Os nociceptores podem ser sensibilizados por estímulos químicos endógenos (substâncias algogênicas), como a serotonina, a substância P, a bradicinina, as prostaglandinas, e a histamina.
            Divide-se em:

    • Dor Somática: sensação dolorosa rude, exacerbada ao movimento (dor "incidental"). É aliviada pelo repouso, é bem localizada e variável, conforme a lesão básica. Ex.: dores ósseas, pós-operatórias, dores músculo -esqueléticas, dores artríticas, etc.
    • Dor Visceral: é provocada por distensão de víscera oca, mal localizada, profunda, opressiva, constritiva. Frequentemente associa-se a sensações de náuseas, vômitos, e sudorese. Muitas vezes há dores locais referidas, como por exemplo, em ombro ou mandíbula relacionadas ao coração, em escápula referente a vesícula biliar, e em dorso, referente ao pâncreas. Ex.: câncer de pâncreas, obstrução intestinal, metástase intraperitoneal, etc.

    A dor visceral e a dor somática profunda são causadas  por estímulos inevitáveis e apresentam respostas  adaptativas específicas, geralmente são subagudas e  podem vir acompanhadas de respostas autonômicas  ou comportamentais específicas
     

    Gabarito do Professor: CERTO.