Terapias Complementares e Alternativas têm sido difundidas como uma prática no tratamento do paciente com câncer, sendo as terapias mente-corpo uma das mais utilizadas, tais como: relaxamento, imagem guiada, meditação, yoga, hipnose, tai chi, grupos de apoio e espiritualidade. Estas terapias baseiam-se no entendimento de que pensamentos, sentimentos, crenças e atitudes podem afetar e moldar todos os aspectos do funcionamento biológico. Elas reconhecem que tudo o que se realiza com o corpo físico pode modificar o funcionamento mental e psicológico (NICOLUSSI, A.C. et al, 2016).
As terapias mente -corpo são usadas em sobreviventes de câncer para aumentar o relaxamento, reduzir estresse, ansiedade e dor, restabelecer o sono e melhorar o enfrentamento. Elas são bem apropriadas aos pacientes que enfrentam medo, estresse, ansiedade e incerteza. Estas terapias podem aumentar a habilidade do sobrevivente em enfrentar a doença e seus sintomas (NICOLUSSI, A.C. et al, 2016).
O relaxamento regular tem resultados impressionantes para pessoas com câncer, como diminuição dos níveis de estresse e aumento do funcionamento do sistema imunológico, diminuição da dor, menos efeitos colaterais da quimioterapia, diminuição da ansiedade, melhora do humor e menor supressão de emoções (NICOLUSSI, A.C. et al, 2016).
A terapia imagem guiada envolve a imaginação para criar uma experiência sensorial e alcançar um objetivo clínico, que pode ser específico, como diminuir a frequência cardíaca, estimular a função imune ou reduzir a dor ou estresse, ou gerais, para promover o bem-estar físico e psíquico, sendo muitas vezes combinada com o relaxamento (NICOLUSSI, A.C. et al, 2016).
NICOLUSSI, A.C. et al. Relaxamento com imagem guiada e presença de depressão em
Pacientes com câncer durante quimioterapia. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 4, p. 01-10,
2016.
Gabarito do Professor: CERTO.