-
Por hábito, certas profissões têm um código deontológico, que é uma espécie de manual que compila as obrigações morais que têm que respeitar aqueles que exercem um trabalho. A deontologia abrange princípios políticos, lógicos e jurídicos.
Porém, esses princípios não são atemporais. É só lembrar que no Serviço Social tivemos vários códigos de ética até chegarmos no código de 1993.
-
Os códigos deontológicos, a priori, apresentam as deliberações éticas de natureza atemporal e, posteriormente, registram a direção social de seus valores e princípios. (errado)
Encontramos o termo "código deontológico" no código de ética de 1947.
-
Natália Caixeta, me explica por favor!
-
Então, Thaisa, eu entendo que cada código de ética é legitimado dentro de um determinado contexto histórico. Portanto, não tem como falar em atemporal, uma vez que cada contexto impõe modificações profundas em todos os processos da vida material e espiritual, nas lutas sociais, etc. Essas modificações impõem que nós mesmos, enquanto profissionais, (re)pensemos a nossa ética e atuação profissional. Se pegarmos todos os nossos códigos, por exemplo, é possível perceber como foram modificados com o passar do tempo e isso sempre através de um diálogo e debate coletivo da categoria sobre essas modificações.
Por isso, penso, a Natália Caixeta tenha destacado a palavra atemporal, para justificar o erro da questão.