-
Alguém pode me explicar melhor essa questão?
-
Encontrei uma questão que pode ajudar.
Ibfc 2017
Pontes (2009)nos indica que a Mediação é uma categoria central na intervenção profissional dos Assistentes Sociais. Considerando as colocações do autor, sobre a Mediação e sobre a relação firmada entre Mediação e Serviço Social, analise as afirmativas abaixo:
I. Os sistemas de mediação que articulam o ser da profissão na dinâmica social vão-se estruturando histórica e processualmente.
II. Para uma real aproximação ao conhecimento do objeto de intervenção da profissão, necessário se faz empreender uma verdadeira caça às mediações que se articulam na intimidade do tecido sócio-institucional.
III. Sem a apreensão dos sistemas de mediações, torna-se impossível uma melhor definição teórico-metodológica para o fazer profissional
-
HETEROGENEIDADE REIFICADORA
Pontes (2010, p. 180): No caso do profissional preso ao plano da imediaticidade, da heterogeneidade reificadora, como lhe escapam os sistemas de mediações , os determinantes histórico-estruturais, e principalmente a particularização da legalidade social, suas possibilidades interventivas não ultrapassam o limite da demanda institucional.
"Enquanto que a racionalidade crítico dialética pressupõe uma postura crítica, que ultrapasse a imediaticidade, e seja capaz de fazer uma leitura dinâmica da realidade, compreendo-a como produto histórico, em permanente movimento, e que por tal motivo apresenta contradições. Na racionalidade crítico dialética a teoria e a prática são vistas de forma articulada, que associam todas as competências profissionais, sendo elas, teórico-metodológica, ético política e técnico-operativa. Vale ressaltar que são dimensões diferentes, mas que se completam, estabelecendo, assim, uma relação de unidade entre diversos. A problemática que surge na formação e no exercício profissional, diz respeito à dificuldade em apreender a relação teoria e prática, por isso acreditam que os conhecimentos teóricos, estão longe da realidade profissional." (ANA FLÁVIA LUCA DE CASTRO, DISSERTAÇÃO, 2015).
-
Correta...
- Para o marxismo, a REIFICAÇÃO é o processo inerente às sociedades capitalistas que supervaloriza a produção, em detrimento das relações humanas e sociais, podendo ocasionar a perda da subjetividade, da autonomia e da autoconsciência, atribuindo ao ser humano uma natureza inanimada e automática, como coisas ou mercadorias.
- A HETEROGENEIDADE REIFICADORA TRANSFORMA O HOMEM EM MERCADORIA.
..........................................
-A luta sempre foi desconstruir o que foi imposto pelo capitalismo em tratar o homem como objeto de troca, então no processo de mediações esse plano não entrará no sistema de mediações do assistente social.
Erros ? chame no privado. Bons estudos \o/
-
Correto. Esses só fazem reiterar, nos campos socio-ocupacionais, a prática burocratizada das instituições.
Gab. E
Erros? Chame-me no privado.
SESAU/AL 2021