SóProvas


ID
5050063
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Alojar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, provendo suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado, é um crime com pena de detenção de seis meses a três anos ou multa, conforme determina o artigo 98 da Lei nº 10.741, de 2003.


II. O peculato é o ato cometido por um funcionário público que se apropria de dinheiro, de valor ou de qualquer outro bem móvel público de que tem a posse em razão do cargo em proveito próprio. Esse crime é punível com pena de multa e reparação do dano causado (ou restituição do bem ou valor), conforme determina o artigo 312 do Código Penal.


III. A condescendência criminosa, à luz do artigo 320 do Código Penal, é caracterizada por deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. De acordo com o referido texto legal, esse crime prevê pena de detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a-  

     Art. 98. Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado:

           Pena – detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa. (errada)

    c- Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

    Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa. (certa)

  • B - ERRADA

    1º) pois o bem pode ser público ou particular de que tenha a posse.

    2º) a pena será reclusão + multa -> não tem pena de reparação de dano

    "Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

    Pena - reclusão, de 2 a 12 anos, e multa"

  • EU ODEIO ESSA BANCA EM ESPECIAL, ODEIIIIO VÉI, SÓ STRESS PURO, SUGA ATÉ A NOSSA POUCE ENERGIA DE ESTUDAR!

  • Depois de responder perguntas dessa banca, nunca mais reclamo da AOCP.

  • gab B

    I - ERRADO - abandonar (e não alojar)

    II - ERRADO - público OU PARTICULAR

    III - CERTO - letra da lei.

  • Banca pequena é uma graça.

    Os caras não tem a mínima capacidade de elaborar uma questão com base no conhecimento técnico e apelam pra cobrar preceito secundário de tipo penal.

    Se for pra transformar concurso num circo é melhor nem realizar o certame.

  • Acho desnecessário cobrar pena

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca do Estatuto do idoso e dos crimes praticados por funcionário contra a administração. Analisemos os itens:

    I-                  ERRADA. Tem apenas um erro no que se refere a pena, que é de detenção de 6 meses a 3 anos e multa. A multa é cumulativa e não alternativa.

    II-                ERRADA. No crime de peculato, o bem móvel pode ser público ou particular, além disso, não há que se falar em pena de reparação de dano. O peculato apropriação, chamando de peculato comum tem pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa, de acordo com o art. 312, caput do CP.

    Agora, quando se fala em peculato culposo, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta, de acordo com o art. 312, §3º do CP.

     III-             CORRETA. De fato, a condescendência criminosa se verifica quando deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente, com   pena de detenção, de quinze dias a um mês, ou multa, consoante o art. 320 do CP.

    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA B.

     
  • Que banca ridícula essa tal de ADM&TEC.

  • EM PROVEITO PRÓPRIO OU ALHEIO.

    PÚBLICO OU PARTICULAR

    PENA DE RECLUSÃO E MULTA.

    NÃO HAVIA NENHUMA CORRETA.

  • Achei que a pena de Condescendência Criminosa fosse maior.

  • Não querem servidores com conhecimento sobre o assunto. Querem um verdadeiro banco de dados ‘humano’. Humanamente impossível decorar os preceitos secundários de todos os crimes do CP.
  • Se essa banca assumir algum certame aqui no TO a gente vai ter de protestar... Essa banca é sacanagem!
  • Qconcursos deveria criar um filtro para excluir questões de determinadas bancas, como essa ou Quadrix.

  • Querem uma máquina .

  • É pra vaga de gerente da NASA?

  • Vamos lá:

    I- Alojar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, provendo suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado, é um crime com pena de detenção de seis meses a três anos ou multa, conforme determina o artigo 98 da Lei nº 10.741, de 2003. (ERRADA)

    Art. 98. Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado:       

    Pena – detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.

    II- O peculato é o ato cometido por um funcionário público que se apropria de dinheiro, de valor ou de qualquer outro bem móvel público de que tem a posse em razão do cargo em proveito próprio. Esse crime é punível com pena de multa e reparação do dano causado (ou restituição do bem ou valor), conforme determina o artigo 312 do Código Penal. (ERRADA)

    Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

    Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

    III- A condescendência criminosa, à luz do artigo 320 do Código Penal, é caracterizada por deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. De acordo com o referido texto legal, esse crime prevê pena de detenção, de quinze dias a um mês, ou multa. (CORRETA).

     Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

    Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

  • mas pessoal, vcs realmente acharam essa questão difícil? é so ler assertiva por assertiva que da tudo certo.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • Esse formato de questões é novo e bem interessante... A única correta é a III. GABARITO: B
  • Quem vai bem nas questøes dessa banca passa nas de qualquer outra.
  • Na afirmativa II :Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ''OU'' particular. sendo assim a afirmativa II estando também correta tendo em vista que o conectivo OU dá a idéia de que qualquer uma das duas ou as duas estão corretas.