SóProvas


ID
505045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANVISA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A fixação dos fechos para comunicações oficiais foi regulada pela
Portaria n.o 1 do Ministério da Justiça, em 1937, e, após mais de
meio século de vigência, foi regulada pelo Decreto n.o 100.000,
de 11 de janeiro de 1991, que aprovou o Manual de Redação da
Presidência da República. A respeito das normas de redação
oficial fixadas por esse manual, julgue os itens subseqüentes.

O principal objetivo da edição do Manual de Redação da Presidência da República foi sistematizar as características da forma oficial de redigir visando-se à criação de uma forma específica de linguagem burocrática que consagrasse expressões e clichês do jargão burocrático.

Alternativas
Comentários
  • Redação oficial é a maneira de redigir própria da Administração Pública. Sua finalidade básica é possibilitar a elaboração de comunicações e normativos oficiais claros e impessoais, pois o objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato.

    A eficácia da comunicação oficial depende basicamente do uso de linguagem simples e direta, chegando ao assunto que se deseja expor sem passar, por exemplo, pelos atalhos das fórmulas de refinada cortesia usuais no século passado. Ontem o estilo tendia ao rebuscamento, aos rodeios ou aos circunlóquios; hoje, a vida moderna obriga a uma redação mais objetiva e concisa.

    Considere-se, entretanto, que não há uma forma específica de linguagem administrativa,mas sim qualidades comuns a qualquer bom texto, seja ele oficial ou literário, aplicáveis à redação oficial: clareza, coesão, concisão, correção gramatical. Além disso, merecem destaque algumas características peculiares identificáveis na forma oficial de redigir: formalidade, uniformidade e impessoalidade.

     
  • A Redação Oficial é a forma pela qual o Poder Público redige seus atos normativos e comunicações.
    São características dela: a Impessoalidade, a Clareza, a Uniformidade, a Concisão e o Uso do padrão culto de linguagem
    O uso do padrão culto da linguagem visa o entendimento e a clareza da comunicação oficial ao destinatário, que pode ser o Poder Público ou os cidadãos. Por isso, deve-se evitar o uso de jargões técnicos, diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais.
    A afirmativa está errada porque a Redação Oficial consagra justamente o oposto do jargão burocrático (que é o padrão culto da linguagem).

  • A redação oficial não é, portanto, necessariamente árida e infensa à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com impessoalidade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc


  • Questão errada, outra responde, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Analista de Informática

    Disciplina: Redação Oficial

    Na redação de expedientes oficiais, deve-se obedecer à norma culta da língua, prescindindo-se de uma linguagem específica administrativa, embora se possa utilizar linguagem técnica quando necessário.

    GABARITO: CERTA.