SóProvas


ID
5050756
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os muros de flexão são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço, que se apoia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio. Em geral, esses muros de arrimo são construídos em concreto armado, tornando-se antieconômicos para alturas abaixo de 5 a 7 metros. A laje de base em geral apresenta largura de até 15% da altura do muro. A face trabalha à flexão e se necessário pode empregar vigas de enrijecimento, no caso de alturas maiores que 30 metros.


II. Nos muros de sacos de solo-cimento, o solo utilizado é inicialmente submetido a um peneiramento em uma malha de 9 milímetros, para a retirada dos pedregulhos. Em seguida, o cimento é espalhado e misturado, adicionando-se água em quantidade 1% acima da correspondente à umidade ótima de compactação proctor normal. Após a homogeneização, a mistura é colocada em sacos, com preenchimento até cerca de dois terços do volume útil do saco. Procede-se então o fechamento mediante costura manual. O ensacamento do material facilita o transporte para o local da obra e torna dispensável a utilização de fôrmas para a execução do muro.


III. Os muros de gravidade são estruturas corridas que se apoiam nos empuxos horizontais pelo próprio peso. Geralmente, são utilizados para conter desníveis médios ou grandes, superiores a 12 metros. Os muros de gravidade devem ser construídos de pedra, gabiões ou pneus usados.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Os muros de flexão são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço, que se apoia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio. Em geral, esses muros de arrimo são construídos em concreto armado, tornando-se antieconômicos para alturas abaixo de 5 a 7 metros. A laje de base em geral apresenta largura de até 15% (largura da base é de 50 a 70%) da altura do muro. A face trabalha à flexão e se necessário pode empregar vigas de enrijecimento, no caso de alturas maiores que 30 metros.

    II CERTA

    III. Os muros de gravidade são estruturas corridas que se apoiam nos empuxos horizontais pelo próprio peso. Geralmente, são utilizados para conter desníveis médios ou grandes, superiores a 12 metros (RECOMENDADO ATÉ 6m). Os muros de gravidade devem ser construídos de pedra, gabiões ou pneus usados.